
A construção da nova Unidade Prisional de Maués já dura 13 anos por causa de problemas burocráticos. Foto: Divulgação/Bruno Zanardo/Secom
Construção que já se arrasta por mais de uma década, a nova Unidade Prisional de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) terá suas obras retomadas. O anúncio foi feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, em visita ao município nesta quinta-feira (24/6). Esse atraso desencadeou outros problemas, com acomodações antigas, sem segurança e superlotação na cadeia pública da cidade.
“São exatos 13 anos que a população de Maués espera por essa obra. O presídio aqui da cidade, por causa desse atraso, tem problemas sérios. Só agora, após tantos problemas burocráticos e de má gestão de recursos públicos, o nosso governo conseguiu finalizar o processo de retomada do contrato para acabar com essa novela e tirar essa obra do papel”, frisou Wilson Lima, durante discurso à população de Maués.
A atual unidade prisional do município, com 2.500 metros quadrados, existe há mais de 40 anos e se encontra em estado problemático, necessitando de manutenção e reforma em todos os ambientes. A situação foi se agravando em consequência da espera do novo prédio.
“A nova unidade contará com 125 vagas, mais que o triplo do que capacita a atual, maior segurança, melhor estrutura. Enfim, um ambiente mais adequado tanto para os internos como para o quadro de funcionários”, ressaltou o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Vinícius Almeida, que fez parte da comitiva.