17/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Na véspera de completar 82 anos, João de Jesus Paes Loureiro lança ‘Andurá’, seu novo livro

Publicado em 21 de junho, 2021

O livro “Andurá”, de João de Jesus Paes Loureiro, será lançado durante evento virtual nesta terça-feira (22), às 19h. Foto: Divulgação

O escritor, poeta e professor universitário João de Jesus Paes Loureiro completará, na quarta-feira (23), 82 anos. E, para celebrar a data, o autor – considerado um dos ícones da literatura brasileira pós-moderna – lançará o seu novo livro, “Andurá”, publicado pela editora Valer, durante evento virtual nesta terça-feira (22), às 19h.

O evento será transmitido pelo Instagram da cantora Lia Sophia (@liasophia). O lançamento contará ainda com um bate-papo sobre outras obras do autor, como “Cultura amazônica: uma poética do imaginário”, “Triádicos”.

Obras

João de Jesus Paes Loureiro nasceu no Pará e é autor de obras como “Porantin” (1979), “Deslendário” (1981), “Cantares amazônicos” (1985), “Altar em chamas” (1989), “Elemento de estética” (1989) e “Cultura amazônica – uma poética do imaginário” (1991), a qual consiste na tese de doutorado do escritor elaborada, em 1990, em Sorbonne, Paris, França.

A poesia de João Paes Loureiro revela uma visão de mundo marcada por intenso humanismo e por uma capacidade compreensiva da realidade que o cerca acima dos padrões do normal e fora do âmbito da simples experimentação. Além do universo mítico, da cultura e história social da Amazônia, o poeta também se interessa por temáticas que tratam do mundo como um todo e da própria poesia (metalinguagem). Suas experiências de vanguarda lhe renderam prisões, perseguições e até tortura, durante o regime militar, no período de 1964 a 1976.

No entanto, a poética de João de Jesus Paes Loureiro se sobressaiu com a introdução da modernidade na literatura paraense.

Premiações

A qualidade da produção literária de Paes Loureiro lhe proporcionou várias premiações como o Primeiro Prêmio do Serviço Nacional de Teatro (1976), pela peça “Ilha da Ira”; o Prêmio INACEN/MEC (1977), por “Procissão do Sayrê”; o Prêmio de Poesia (1994) da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), pela obra “Altar em chamas”; e o Prêmio Jabuti (1998), por “Romance das três flautas ou de como as mulheres perderam o domínio sobre os homens” (1987).

Breve biografia

Nascido em Abaetetuba, no Estado do Pará, em 23 de junho de 1939, João de Jesus Paes Loureiro viveu a infância e adolescência às margens do rio Tocantins e, atualmente, mora em Belém. O contato íntimo com o ambiente amazônico desde cedo foi responsável por fazer florescer o dom da poesia no autor, que se revelaria um dos maiores destaques da literatura paraense.

Formado em Direito, Letras, Artes e Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará, é professor de Educação Artística, Filosofia e Comunicação na mesma instituição. Possui títulos de mestre em Teorias Literárias e Semiologia e de doutor em Sociologia da Cultura.

Já atuou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém, na Secretaria de Cultura do Pará e na Secretaria de Educação do Pará. Foi superintendente e criador da Fundação Cultural do Pará – Tancredo Neves, bem como fundador e presidente do Instituto de Artes do Pará (IAP).

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.