Casarão da Inovação Cassina concorre como finalista em prêmio internacional de arquitetura

Casarão da Inovação Cassina concorre como finalista em prêmio internacional de arquitetura

Casarão da Inovação Cassina concorre como finalista em prêmio internacional de arquitetura. Fotos: Joana França

O Casarão da Inovação Cassina, localizado no Centro Histórico de Manaus, obra da Prefeitura de Manaus, está concorrendo ao prêmio internacional Architizer A+ Awards, no 9º Prêmio Anual A+, o maior programa de premiação que celebra o melhor da arquitetura do mundo.

A premiação anunciou os finalistas, escolhidos entre mais de 5 mil projetos de mais de cem países, com a seleção de incríveis 470 concorrentes, que foram divididos em 94 categorias, cada um alcançando altas pontuações nos três principais critérios de julgamento: forma, função e impacto.

O Cassina concorre na categoria “Arquitetura e Preservação”, disputando a final com representantes da Espanha, França e Estados Unidos. Apenas dois projetos brasileiros, incluindo o Casarão, participam do Architizer A+ Awards. O outro é de São Paulo e concorre na categoria “Apartamento”, o DN Apartament da BC Arquitetos.

“O Casarão”, que está concorrendo ao prêmio, é um grande ícone e indutor das diretrizes da gestão David Almeida. É um símbolo que deve ser elogiado, cultuado e ser seguido para novos projetos. O Implurb segue nesse alinhamento e o prefeito vai anunciar, no próximo dia 17, uma série de ações e empreendimentos na área central que elevam este patamar que o Cassina deu início”, afirma o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente.

Os projetos que serão lançados vão se somar ao trabalho que o Casarão da Inovação Cassina desenvolveu, fundamental e importante, que mostra para toda a cidade e para o mundo o valor de resgatar memórias e ícones históricos e arquitetônicos de uma cidade que tem a pujança como Manaus.

“Torcemos e pedimos o voto pela internet. É muito importante para toda a cidade e o Implurb se sente feliz em fazer parte deste grande trabalho, que busca resgatar e revitalizar o Centro Histórico de Manaus”, pontua Valente.

Votação

O prêmio internacional conta com escolha do júri, para formação dos finalistas, e voto popular.

A votação pública está aberta até o próximo dia 25, e o Casarão da Inovação Cassina conta com o voto dos amazonenses e brasileiros. Os vencedores da votação pública de cada categoria garantirão o altamente cobiçado Prêmio Popular Choice A + e garantirão seu lugar entre a melhor arquitetura do mundo em 2021.

Na categoria Arquitetura e Preservação, o Casarão da Inovação Cassina é um dos cinco finalistas no prêmio público. A votação pode ser feita no link: https://bit.ly/2Suh9r6.

Casarão

O Casarão da Inovação Cassina é administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), possui salas de reuniões, espaço coworking com 54 estações destinadas a equipes de quatro a seis pessoas, sala de amostra, duas salas de cocriação, lounge, sala de formação e espaço café. Ao longo da instalação, jardins naturais podem ser encontrados no terraço, primeiro pavimento, térreo e subsolo.

Na gestão David Almeida, o espaço passou a ser um centro de empreendedorismo e inovação de desenvolvimento tecnológico, para fomento de pequenas empresas emergentes conhecidas como startups, sendo o carro-chefe do núcleo inicial do Distrito de Inovação, no Centro Histórico de Manaus.

Finalistas

Os finalistas do Architizer A+ Awards deste ano pintam um quadro convincente de como é a arquitetura contemporânea de alta qualidade, revelando novas maneiras pelas quais os arquitetos estão respondendo aos desafios globais mais urgentes da atualidade.

De clínicas pop-up para pacientes Covid-19 a centros educacionais para estudar as mudanças climáticas, existem dezenas de projetos que refletem o desejo coletivo de atender às necessidades da sociedade por meio do design.

Embora os projetos variem enormemente em programa, geografia e natureza formal, eles compartilham pelo menos uma semelhança – todos empregam inovação.

Projeto

Parte do imaginário coletivo arquitetônico dos amazonenses, a obra de restauro do antigo Hotel Cassina foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Manaus. A edificação é o encontro de uma restauração histórica com a arquitetura de reutilização adaptativa, em quatro pavimentos e uma área de aproximadamente 1.600 metros quadrados.

Foi pensando em prover a capital de um espaço eficaz para as pessoas e negócios, preservando a história do ambiente construído, suas marcas e beleza, que o projeto se torna novamente único e atraente.

A intervenção proposta para o prédio criou um imóvel resolutamente contemporâneo, porém em harmonia com o patrimônio. As três fachadas, antes tomadas pelo abandono de anos e pela vegetação, fazem parte do imaginário do manauense.

O pavimento superior apresenta um espaço para café/restaurante recuado em relação ao plano das fachadas, com vista privilegiada aos usuários, que vão poder apreciar a praça Dom Pedro II e suas copas de árvores, o Teatro Amazonas, o Centro, o Museu da Cidade e o rio Negro a partir do terraço panorâmico.

A obra teve projeto licitado pelo Implurb e aprovado junto ao Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O projeto é de autoria do arquiteto Laurent Troost, com equipe de apoio e referência: Rejane Gaston, Juliana Leal, Erick Saraiva, Nayara Mello, Eloisa Serrão, Elter Brito, Victor Marques, Marcelo Costa, Ingrid Maranhão Tiago, Eduardo Correa, Amanda Pereira e Fernanda Martin.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *