01/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador se reúne com Força Nacional de Segurança e apresenta ações para restabelecer ordem no AM

Publicado em 09 de junho, 2021

Foto: Divulgação

O governador Wilson Lima se reuniu, nesta quarta-feira (09/06), com o coordenador geral de Planejamento e Operações da Força Nacional de Segurança, coronel José Américo de Souza Gaia, para apresentar ações que vêm sendo executadas pelas forças estaduais de segurança para restabelecer a ordem no estado, após incêndios e atos criminosos na capital e em municípios do interior.

Os primeiros 40 homens da Força Nacional enviados pelo Governo Federal chegaram ao estado na manhã de hoje (09/06). A presença do grupamento foi requisitada pelo governador Wilson Lima na noite do último domingo (06/06).

Na reunião, o governador fez um balanço do Plano Tático de Pronta Resposta do Estado, que começou a ser executado logo após os atos criminosos. Mais de 40 pessoas já foram detidas por policiais militares e civis do Amazonas.

“Nós estamos recebendo a Força Nacional de Segurança para auxiliar as nossas forças no combate à violência, de atos que têm acontecido desde o último sábado, e vocês têm presenciado essas situações. Não nos resta dúvida de que essa ação é uma reação a todo enfrentamento que a gente tem feito em relação ao tráfico de drogas”, disse Wilson Lima.

Além de policiais militares, a tropa da Força Nacional é composta por integrantes da Polícia Judiciária. Ao todo, 144 homens virão para o Amazonas. Mais homens desembarcam no estado nesta quinta-feira (10/06).

“A Força Nacional, a existência dela, é exatamente para prestar apoio aos estados. Ela é composta por efetivos dos respectivos estados brasileiros e Distrito Federal, então o nosso norte é apoiar realmente os estados em momentos de crise”, disse o coronel.

Américo Gaia classificou a situação registrada no estado com um problema inusitado. “Inclusive o modo como foi feito, como foram concebidos os ataques, foge um pouco do padrão que se tem visto pelo Brasil”, destacou.

As análises da Força Nacional indicam que a situação está diretamente ligada à repressão do tráfico de drogas no estado. Com os investimentos do Governo Amazonas – que incluem armamentos, lanchas blindadas e a implantação da Base Arpão – foram apreendidas 19 toneladas de drogas.

“Esse evento que aconteceu aqui no estado do Amazonas é um evento excepcional, nós ainda não tínhamos passado por algo parecido. O combate ao tráfico de drogas, a esses atos ilícitos, tem sido constante, mas é a primeira vez que nós temos uma reação dessa natureza, e aí nós estamos dando essa resposta para a sociedade, que é a prisão desses envolvidos, inclusive de lideranças importantes do tráfico de drogas de Manaus, do Amazonas e da região”, ressaltou o governador.

Na tarde desta quarta-feira, o coronel Américo Gaia; o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates; e os demais integrantes do gabinete de crise, montado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), estarão reunidos para planejar a atuação da tropa como reforço para as ações desenvolvidas pelo Sistema de Segurança do Amazonas.

“Hoje à tarde faremos um planejamento para ver as ações da Força, um planejamento conjunto com o secretário (de Segurança) para que a gente veja uma melhor forma de atender a sociedade amazonense”, disse o coordenador da Força Nacional.

Sistema prisional

O diretor do Sistema Penitenciário Federal, José Renato Gomes Vaz, também chegou ao estado para acompanhar o funcionamento do sistema carcerário do Amazonas. O sistema está em normalidade, e as visitas aos presídios foram retomadas nesta quarta-feira (09/06).

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.