04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Cardiopatia congênita é tema de seminário municipal que será transmitido pela internet

Publicado em 09 de junho, 2021

O objetivo do seminário é sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da cardiopatia congênita. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (10/6), a partir das 9h, a Prefeitura de Manaus realiza o 1º Seminário Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita, uma programação técnica para marcar o Dia Nacional de Conscientização sobre esta doença. O evento acontece no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na avenida Maceió, Adrianópolis, zona Centro-Sul, e será transmitido pelo canal da pasta no YouTube, por meio do link https://youtu.be/ZAb7kkrEOfQ.

O objetivo do seminário é sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da cardiopatia congênita, que se manifesta na vida intrauterina ou nos primeiros dias de vida do bebê.

Participam da programação profissionais de saúde da Semsa e da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que atuam na rede de saúde nas etapas de acolhimento, tratamento e acompanhamento das crianças diagnosticadas com cardiopatia congênita.

Atenção primária

A abertura do evento, que se estende até as 12h, será realizado pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que destaca a importância da articulação da atenção primária, coordenada pelo município, com a média e alta complexidades, gerenciadas pelo Estado, no sentido de garantir o acesso e qualidade no atendimento.

“É fundamental fortalecer as relações entre os profissionais da rede desde o acolhimento à mãe, até o acompanhamento do bebê, para que ele se desenvolva de maneira a ter qualidade de vida. Esse esforço exige a articulação dos profissionais da ponta, na rede de atenção primária e os que atuam diretamente no tratamento da cardiopatia congênita”, explica Shádia.

Programação

A programação terá início com a explanação do tema “Plano municipal de atendimento às gestantes de feto com cardiopatia congênita e seguimento dos recém-nascidos cardiopatas em Manaus”, a ser apresentado pelas servidoras da Semsa, Ivone Amazonas Abolnick, chefe do Núcleo de Saúde da Criança, e Gerda Coêlho, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa.

Em seguida, o tema “A importância do teste do coraçãozinho e o ecocardiograma beira-leito” será apresentado pela médica neonatologista da maternidade Dr. Moura Tapajóz, Ana Paula Célia Menezes.

A importância do ecocardiograma fetal e o diagnóstico precoce serão explorados pelo médico Antônio Carlos Silva Júnior, que atua no hospital Francisca Mendes, na zona Norte. Logo após será a vez do cardiologista Marcelo Mello Gonçalves, que vai abordar o reconhecimento da cardiopatia congênita no recém-nascido.

A programação contempla ainda um debate sobre o tema a ser mediado pela enfermeira Ivone Amazonas, chefe do Núcleo de Saúde da Criança.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, encerra o evento dando destaque a responsabilidade compartilhada para o acolhimento, tratamento e acompanhamento de crianças com cardiopatia congênita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.