25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Teste do pezinho: saiba o que pode ocorrer se a criança não fizer o exame

Publicado em 08 de junho, 2021

Foto: Divulgação

“Teste do Pezinho” é o nome popular dado à coleta de sangue no calcanhar dos recém-nascidos para a identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que, quando tratadas precocemente, possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado às crianças. O dia 6 de junho foi instituído pela Lei nº 11.605/2.007, como o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data tem como objetivo informar à população os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, e alertar sobre a importância da realização do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos.

Ainda durante o exame, podem ser detectadas doenças como: Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme (DF), Aminoacidopatias (AA), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO).

A coleta de sangue deverá ser feita, preferencialmente, entre o 3° e o 5° dias de vida e sempre após 48 horas da primeira amamentação/alimentação do recém-nascido. Não há impedimento para as crianças que passarem do prazo indicado, porém, quanto mais cedo for realizada a coleta mais precocemente será iniciado o tratamento dos pacientes afetados.

O médico neonatologista do Sistema Hapvida, Maiton Fredson, explica quais os principais benefícios do exame. “Todos os recém-nascidos que nasceram a tempo devem realizar o teste do pezinho até o 5to dia de vida. No caso de recém-nascidos prematuros ou muito baixo peso hospitalizados em UTI neonatal a coleta deve ser realizada no momento mais oportuno a depender do estado de saúde e medicações que esteja usando para evitar resultados falsos dos exames”, destaca.

O médico ainda fala o que pode acontecer com a criança que não fizer o exame. “O teste do pezinho visa diagnosticar doenças que se tratadas de modo precoce podem evitar sequelas limitantes para a vida do bebê. A não realização desse teste privará o recém-nascido portador de uma doença metabólica, hematológica ou infecciosa de receber de modo oportuno o tratamento adequado”.

Existe como um programa de saúde pública para prevenir as complicações e sintomas das doenças investigadas e que não apresentam sintomas no período neonatal (0 a 28 dias de vida), podendo levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança. Tratadas a tempo, a chance de que a doença não deixe sequelas é muito grande, melhorando a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados.

Nova Lei sancionada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou no último dia 26 de maio, em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei (PL) que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho, exame realizado com a coleta de gotas de sangue dos pés do recém-nascido entre o terceiro e o quinto dia de vida.

A iniciativa da Câmara dos Deputados teve tramitação concluída pelo Congresso Nacional no dia 29 de abril. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza um teste que engloba seis doenças. Com a nova lei, agora sancionada, o exame passará a englobar 14 grupos de doenças, que podem identificar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.