28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Após onda de ataques, ministro da Justiça anuncia envio da Força Nacional a Manaus

Publicado em 07 de junho, 2021

Após onda de ataques, ministro da Justiça anuncia envio da Força Nacional a Manaus

Após onda de ataques, ministro da Justiça anuncia envio da Força Nacional a Manaus

O ministro da Justiça, Anderson Torres, informou nesta segunda-feira (7) em uma rede social ter autorizado o envio de tropas da Força Nacional de Segurança a Manaus (AM).

A capital amazonense enfrenta uma onda de ataques. Mais cedo, nesta segunda, o governador do estado, Wilson Lima, informou ter pedido apoio da Força Nacional.

“Atendendo a solicitação do governador do Amazonas, Wilson Lima, e visando ajudar no restabelecimento da paz e da ordem na capital do estado, acabo de autorizar o emprego da Força Nacional em Manaus”, publicou o ministro.

Segundo Anderson Torres, o planejamento operacional será definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça.

Desde o último fim de semana, veículos têm sido incendiados, agências bancárias, depredadas, e prédios públicos, atacados.


Presos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), registrou, até o início da tarde desta segunda-feira (07/06), 31 prisões de pessoas envolvidas em incêndios, depredações em veículos, espaços públicos e agências bancárias. As ações foram executadas tanto na capital quanto no interior do estado, nos municípios de Carauari, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva.

Em coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, destacou que entre os presos estão alguns dos líderes que comandavam os ataques. Nas ações, duas armas de fogo foram apreendidas, entre elas uma metralhadora. Como medida de segurança, mais de 40 barreiras de fiscalização foram montadas em toda a cidade para abordagens e vistorias de veículos, entre elas uma na cabeceira da Ponte Jornalista Phelippe Daou, a Ponte Rio Negro.

“O objetivo é vistoriar os carros para verificar se não estão levando combustível ou alguma arma de fogo. Um dos objetivos e determinação do governador Wilson Lima é que essas ações da polícia cheguem ao interior do estado. Inclusive, essa ação que estamos fazendo aqui na Ponte Rio Negro visa isso: impedir que meliantes se desloquem para a Região Metropolitana e lá cometam essas ações”, afirmou Bonates.

As ações contam, ainda, com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deslocados de Roraima e que estão atuando nos municípios do Careiro Castanho e Careiro da Várzea. Segundo o secretário, um novo efetivo deve ser conduzido do Rio de Janeiro para o Amazonas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.