
Foto: Divulgação/Janailton Falcão
O alinhamento de ações estratégias para manter a divulgação do Festival Folclórico de Parintins no Brasil e no mundo, e a discussão de parceria entre os bois Garantido e Caprichoso, foram temas da reunião entre o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Sérgio Litaiff Filho, e a diretoria dos bumbás, na manhã desta sexta-feira (28/5).
De acordo com o titular da Amazonastur, a ideia é colocar a instituição à disposição para potencializar a divulgação do evento. Segundo Litaiff, entre os assuntos da reunião está a participação dos bois no receptivo na temporada de cruzeiros e a participação em feiras nacionais e internacionais para fomentar o turismo na região.
“O nosso objetivo é manter a tradição dos bois de Parintins, e a Amazonastur tem um papel essencial para vender o produto cultural aos visitantes do nosso estado. É nosso papel, como poder público, ainda mais nesse momento delicado da pandemia, dar apoio para juntos vencermos os desafios impostos pelo novo coronavírus. O diálogo, o apoio e a parceria são o norte das ações de planejamento e de execução da nossa gestão”, completou Litaiff.
O Festival Folclórico de Parintins ocorre durante três dias no último final de semana do mês de junho, no município do Baixo Amazonas, distante 369 quilômetros de Manaus, onde há uma disputa entre os bois Caprichoso e Garantido. A cidade é uma ilha, conhecida popularmente como Ilha Tupinambarana.
O presidente do Garantido, Antônio Andrade, disse que o encontro foi importante para debater e apresentar as atividades do boi. “Abordamos outras questões do boi que a gente precisa resolver, que são prioritárias para que a gente possa realmente ser forte e essa expressão cultural da Amazônia, que é o boi-bumbá, seja realmente uma expressão que dê exemplo também de como está sendo administrada”, disse Antônio.
Para o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, esse encontro é a certeza de que muitas novidades irão ocorrer para beneficiar o festival e o município de Parintins. “Fico feliz com essa motivação do presidente da Amazonastur em fazer acontecer coisas novas. E eu tenho plena certeza de que, a partir desse encontro, nós teremos novos encontros e novos projetos que virão. E com certeza será um sucesso porque nós precisamos muito da Amazonastur. A Amazonastur é a empresa de turismo do Amazonas. E a gente precisa ter essa troca de informações”, disse Jender.
Veja mais notícias em Geral