Dois filhotes de onça oriundos do município de Tefé recebem tratamento no zoo do CIGS

Os filhotes estavam em elevada condição de vulnerabilidade, mas já apresentam melhoras nos seus quadros gerais de saúde. Foto: Divulgação

Dois filhotes de onça – uma pintada e outra melânica – foram recebidas pelo Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) no dia 12 deste mês. Ambos têm 26 dias de vida e vieram do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Tefé (distante 523 km de Manaus).

De acordo com o Comando Militar de Área, os filhotes estavam em elevada condição de vulnerabilidade, e foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a capital amzonense. Eles foram acompanhados por uma veterinária da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda inf Sl).

As onças receberam tratamento intensivo da equipe de veterinários do CIGS. As duas ainda demandam cuidados e atenção especiais, mas a evolução corpórea das duas tem sido positiva, com melhoras nos seus quadros gerais de saúde.

Ainda segundo o Comando Militar de Área, os órgãos competentes têm ciência da guarda provisória dos animais, de acordo com a Autorização para Soltura e Transporte de Animais nº 091/2021, de 11 de maio deste ano, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), assim como da condição física sensível e dos cuidados protocolares dispensados pelo CIGS aos filhotes.

Após o tratamento no CIGS, as duas onças serão direcionadas ao Instituto Onça Pintada. Foto: Divulgação

Guarda provisória

O CIGS é integrante do Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (Sisfauna) e segue as normas e protocolos ambientais vigentes, inclusive no que tange ao transporte de animais, executando, portanto, a guarda provisória dos filhotes.

Em atendimento ao conteúdo do Ofício SEI nº 209/2021-DIBIO/ICMBio, de 21 de maio de 2021, do Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o CIGS se prepara para direcionar os dois filhotes ao Instituto Onça Pintada.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *