18/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Exposição ‘O Clamor da Mata’ é inaugurada no Centro Cultural Palácio Rio Negro

Publicado em 21 de maio, 2021

Exposição ‘O Clamor da Mata’ é inaugurada no Centro Cultural Palácio Rio Negro

Exposição ‘O Clamor da Mata’ é inaugurada no Centro Cultural Palácio Rio Negro. Fotos: Divulgação

A partir da terça-feira (25/05), a exposição “O Clamor da Mata”, do artista plástico Pietro Bruno, ficará disponível para os visitantes do Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, Centro), durante o horário de visitação do espaço, que é de terça-feira a sábado, das 9h às 15h. A mostra marca o retorno das exposições presenciais em centros culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para ir ao local, é preciso realizar agendamento no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Em 15 quadros, que ficarão expostos nas salas Antônio Bittencourt e Ephigênio Salles, Pietro Bruno defende a preservação da cultura indígena, assim como da flora e fauna amazônicas, ao retratar elementos do cotidiano e tradições indígenas, como também da Floresta Amazônica, por meio de uma abordagem baseada em uma nova estética artística e paleta de cores, contrastes, jogo de luz e sombra do cubismo e expressionismo.

Exposição

Natural de Montevidéu, no Uruguai, o artista reside em Manaus desde 1980 e expõe desde 1985. Já realizou mais de 100 exposições, entre individuais e coletivas, nacionais e internacionais, em cidades como Maués, Itacoatiara, Manaus, Curitiba, Rio de Janeiro; e em países como o Uruguai e a França.

Um vídeo sobre a exposição e o artista também será lançado no Portal da Cultura, no dia 25 de maio, disponibilizando a opção para aqueles que preferirem acompanhar de casa. A mostra ficará em cartaz no Palácio Rio Negro até o dia 25 de julho.

Reabertura dos espaços

Na última terça-feira (18/05), o Teatro Amazonas e os centros culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça reabriram para visitação turística. As visitas são realizadas com grupos de dez pessoas, por meio de agendamento no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br), a fim de evitar aglomerações.

O uso de máscara é obrigatório e, no local, é feita a medição de temperatura do visitante, além da observação do distanciamento de 1,5 metro. Cada espaço também conta com totens de álcool em gel, sinalização e material gráfico com informações sobre como se prevenir do contágio pela Covid-19.

Os espaços vão funcionar de terça a sábado, com mudanças no roteiro de visitação. Durante o mês de maio, as visitas no Teatro Amazonas vão acontecer do meio-dia às 17h. Já nos centros culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça, o horário será das 9h às 15h.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.