Conheça os principais benefícios da amamentação para o bebê e a mãe

Semana Nacional de Doação do Leite Humano realiza ações de conscientização em todo o país. Foto: Divulgação

Fonte de nutrientes para as funções biológicas, o leite materno é a primeira alimentação humana e considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

O líquido ainda contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), além de fatores moduladores de crescimento.

Devido a sua composição nutricional balanceada, o leite materno é conhecido como um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

O pediatra do Sistema Hapvida, Maurício Cavalcante, explica quais os benefícios do leite materno e da importância da amamentação. “O leite materno reduz os índices de mortalidade infantil, reduz os índices de infecção intestinal no recém-nascido e reduz os processos alérgicos relacionados à alimentação. A amamentação também tem muitos benefícios para a saúde da mãe, como por exemplo: perda de peso mais rápido, reduz edema pós-parto, evita a osteoporose e reduz índice de câncer de mama”, pontua.

Ele ainda faz um alerta para necessidade da doação de leite humano, para aqueles recém-nascidos que por algum motivo não podem ser amamentados. “Fica aqui o nosso recado para a importância daquelas mães que produzem leite superior à demanda dos seus filhos que doem e busquem os bancos de leite, isso é essencial para ajudar aquelas crianças que não tem oportunidade de serem amamentadas”, destaca.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado todo dia 19 de maio, a data foi instituída com a Lei Nº 13.227, com o objetivo de promover a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Além do Dia Nacional foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana que inclui o dia 19.

Confira alguns benefícios do leite materno:

– Protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias;
– Reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;
– Reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *