Ações da Saúde resultam em avanço na vacinação de municípios com dificuldades na cobertura

Ações da Saúde resultam em avanço na vacinação de municípios com dificuldades na cobertura

Ações da Saúde resultam em avanço na vacinação de municípios com dificuldades na cobertura. Fotos: SES-AM

Com ações de fortalecimento do Governo do Estado em municípios com dificuldades na cobertura vacinal dos grupos prioritários, os resultados obtidos mostraram avanços em um mês, desde o início das visitas técnicas, levando em conta a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O Estado já distribuiu 1.882.803 doses de vacina, o que representa 93% de todas as remessas recebidas, incluindo a distribuição da 19ª remessa, com 292.900 doses.

Segundo informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em abril, o número de municípios com cobertura vacinal abaixo de 50% era 26. Em pouco mais de um mês, técnicos da FVS e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) percorreram 16 cidades. Após as visitas in loco para auxiliar com as demandas, montar estratégias de vigilância e operacionalização do plano municipal de vacinação, constatou-se avanço em 11 cidades.

Ações da Saúde

Conforme a fundação, os resultados mais significativos ocorreram nas cidades de Ipixuna, Nhamundá, Iranduba e Careiro da Várzea. Nestes dois últimos, foi observada a melhora no desempenho na cobertura: em abril, Iranduba estava com 36,1% na cobertura; e o índice subiu para 61,4% em maio. No município do Careiro da Várzea, os indicadores saíram de 46,4% para 53,6%.

“Em alguns municípios já observamos uma melhora nas coberturas vacinais e vamos começar uma nova avaliação em relação à cobertura vacinal do estado, também para melhorar a assistência prestada à população. Aqueles municípios que observamos fragilidades ou que ocorreu uma melhora, porém não substancial, há a necessidade de retornar para fortalecer e implementar as ações contra a doença”, destacou a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, Ângela Desirée.

Distribuição

A distribuição do maior lote de vacinas entregue ao Amazonas, desde o início da campanha de imunização, em janeiro, iniciou na segunda-feira (17/05). Foram entregues na última sexta-feira 262.500 vacinas AstraZeneca e outras 30.400 do tipo CoronaVac, totalizando 292.900 doses.

Segundo nota informativa enviada pela FVS para os municípios, as vacinas do tipo AstraZeneca atenderão comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, Pessoas com Deficiência, trabalhadores de educação do ensino básico e pessoas com comorbidades. Os imunizantes do tipo CoronaVac serão aplicados em gestantes, puérperas com comorbidades e trabalhadores da saúde.

Ainda conforme a FVS-AM, em três dias de distribuição, 45 municípios já realizaram a retirada das doses relativas à 21ª remessa, e até esta quarta-feira (19/05), restava 17 cidades pendentes para retirada das vacinas.

Doses

Sobre as 56.060 doses do tipo CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, entregues ao Amazonas pelo Ministério da Saúde na terça-feira (18/05), a FVS está em fase de avaliação para formação de nota informativa, e, posteriormente, a distribuição das doses.

De acordo com a enfermeira do Programa Estadual de Imunização da FVS, Josy Dias, o grande volume de doses de vacinas entregues nos últimos dias permitirá o aumento da aplicação nos grupos prioritários, previstos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Essa é a nossa expectativa, que haja um grande avanço no número de doses aplicadas, tanto na primeira dose quanto na segunda dose, fechando o esquema vacinal. Estamos trabalhando com todos os municípios para conseguir trabalhar da melhor maneira e o mais rápido possível”, reforçou.

Tags: pandemia, SES-AM
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *