23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ex-diretora de Policlínica na zona Leste é multada em R$ 957,5 mil pelo TCE

Publicado em 19 de maio, 2021

Foto: TCE-AM

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) multou a ex-diretora da Policlínica Zeno Lanzini em 2016, Iolanda Silva Lira, em R$ 957,5 mil, entre multa e alcance. A gestora teve as contas julgadas irregulares durante a 15ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (19). A sessão contou com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do TCE-AM no YouTube, Facebook e Instagram.
Após apreciação das contas pelos órgãos técnicos da Corte e do Ministério Público de Contas (MPC), o relator do processo, auditor Luiz Henrique, decidiu multar a gestora em R$ 23,5 mil e considerá-la em alcance de R$ 934 mil. Segundo o relatório apresentado, a ex-diretora do hospital realizou despesas sem previsão orçamentária, bem como não realizou processos licitatórios em contratações e compras da gestão.
A gestora também realizou compras de forma irregular, tendo adquirido materiais hospitalares e manutenção de equipamentos de forma fracionada 12 diferentes contratos. Os órgãos técnicos da Corte de Contas consideraram, além das irregularidades, falta de planejamento na gestão do hospital.
A gestora tem o prazo máximo de 30 dias para realizar o pagamento das multas ou recorrer da decisão proferida pela Corte.

Outros julgamentos

Ainda durante a 15ª Sessão Ordinária, foram julgadas as contas do ex-diretor da Fundação Televisão Rádio e Cultura do Amazonas (Funtec) em 2019, Oswaldo Jodas Filho. As contas foram aprovadas pelo Pleno, que destacou ressalvas para o gestor.
Segundo o relatório apresentado pelo auditor Mário Filho, a análise dos órgãos técnicos apontou falhas no sítio eletrônico do órgão, que não possuí uma otimização adequada. Apesar da falha, as contas estiveram em acordo com as leis e o gestor não foi multado pela Corte de Contas.
A reunião plenária foi conduzida pelo presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello. Participaram os conselheiros Júlio Pinheiro, Érico Desterro e Yara Lins dos Santos. Também participaram os auditores Mário Filho, Alípio Reis Firmo Filho, Luiz Henrique Mendes e Alber Furtado. O procurador-geral João Barroso esteve representando o MPC.

Próxima sessão no dia 26/05

O presidente Mario de Mello convocou a realização da 16ª Sessão Ordinária para a próxima quarta-feira (26), às 10h. A sessão será transmitida ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM (YouTube, Facebook e Instagram).
Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.