FVS-AM confirma caso de variante do coronavírus do Reino Unido em Manaus

FVS-AM confirma caso de variante do coronavírus do Reino Unido em Manaus

FVS-AM confirma caso de variante do coronavírus do Reino Unido em Manaus. Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) notificou, nesta quinta-feira (13/05), para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) nacional, a confirmação de um caso positivo de Covid-19 pela variante identificada no Reino Unido, conhecida como B.1.1.7, em paciente atendido em unidade da rede pública de saúde em Manaus.

De acordo com o protocolo de Vigilância Genômica, instituído no Amazonas desde março de 2020, com a introdução do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-AM) encaminhou, de forma imediata, a amostra do paciente ao Laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA) para realização de sequenciamento genético, que confirmou a identificação da variante B.1.1.7 do novo coronavírus, na quarta-feira (12/05).

FVS-AM confirma

Trata-se de paciente de 46 anos, do sexo masculino, residente no estado São Paulo, não vacinado contra Covid-19 e sem comorbidades relatadas; e que esteve em Manaus para prestar serviços em uma empresa do Polo Industrial de Manaus.

No dia 24 de abril, o homem foi atendido em uma unidade da rede pública de saúde, na região centro-oeste de Manaus. Durante o atendimento, foram coletadas amostras para diagnóstico por meio de exame RT-PCR, com resultado detectável para Covid-19. Na unidade de saúde, o homem relatou que os sintomas iniciaram em 22 de abril e que manteve atividades laborais até receber o resultado do exame.

A equipe de investigação epidemiológica da FVS-AM identificou que o paciente esteve em atividade de pesca esportiva durante estadia em Manaus, e permanece em investigação para identificar o local ou data que o homem realizou a atividade.

Com o diagnóstico, o homem retornou para o hotel onde estava hospedado, afastando-se das atividades profissionais e retornando para São Paulo em 10 de maio. A equipe da FVS-AM, responsável pela investigação do caso, buscou novo contato com o paciente para monitoramento.

Monitoramento

Nesta quinta-feira (13/05), a equipe de FVS-AM continua realizando investigação e busca ativa no hotel no qual o profissional esteve hospedado em Manaus, dando continuidade à investigação do relato de atividade de pesca esportiva.

Foram coletadas 12 amostras de secreção de nasofaringe para diagnóstico, por meio de exame RT-PCR, de contatos próximos ao paciente. As amostras foram encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz: Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia). A investigação epidemiológica constatou que nenhum profissional da empresa, que o paciente entrou em contato durante o serviço, apresentou sintomas gripais no período no qual o profissional esteve na empresa. Não foi constatado, ainda, afastamento de profissionais no período de 10 de abril até esta quinta-feira (13/05).

Ainda entre as ações, foram realizadas orientações para a empresa quanto à adoção de protocolos para testagem dos profissionais terceirizados vindos de outros estados, em 48 horas antes de se apresentarem na empresa. Além disso, foi reforçada a importância do uso de máscara, distanciamento social, higiene das mãos e afastamento em caso de sintomas gripais.

Notificação

A equipe do Cievs estadual, desenvolve investigação epidemiológica, rastreio de novos casos e monitoramento de possíveis novos casos da variante. É importante ressaltar que a B.1.1.7 tem importância epidemiológica, sendo identificada pelas autoridades de saúde do Reino Unido em 14 de dezembro do ano passado e notificada em mais de 62 países.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *