25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Personagens à margem da sociedade protagonizam documentários do ‘Cine Sem Sair de Casa’

Publicado em 30 de abril, 2021

Cena de “Artistas – Um Espetáculo Urbano”, de Ari Santos, uma das atrações da mostra virtual “Cine Sem Sair de Casa” deste sábado (1º/5). Foto: Reprodução

Quatro documentários do cineasta Ari Santos serão apresentados neste sábado (1º/5), no “Cine Sem Sair de Casa”, projeto do Governo do Amazonas que divulga obras de realizadores amazonenses. A transmissão dos filmes será realizada por meio do Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), às 19h.

“Nômades Urbanos”, “Filhos do Haiti”, “Artistas – Um Espetáculo Urbano” e “Parque Amazonense: um conto do futebol clássico” são as obras que fazem parte da mostra. Com temáticas sempre humanizadas, o cineasta amazonense apresenta histórias de vida de personagens à margem da sociedade e, também, resgata relatos de grandes acontecimentos do passado.

Em “Nômades”, produção de 2007, Ari apresenta personagens que viajam o país vendendo artesanato e o preconceito que sofrem por parte da sociedade. No documentário “Filhos do Haiti”, de 2011, o cineasta mostra o cotidiano de haitianos que tiveram de se adaptar a Manaus, em busca de um recomeço no Brasil, após o terremoto que acometeu o país caribenho em 2010.

“Artistas – Um Espetáculo Urbano”, de 2013, evidencia os artistas de rua que protagonizam espetáculos no meio do trânsito. Um malabarista, um saxofonista e uma estátua humana são os personagens. E em “Parque Amazonense: um conto do futebol clássico”, Ari conta a história do estádio que um dia foi considerado o mais importante do futebol amazonense e que protagonizou partidas inesquecíveis.

“Parque Amazonense: um conto do futebol clássico” conta a história do estádio que um dia foi considerado o mais importante do futebol amazonense. Foto: Reprodução

“Cine Sem Sair de Casa”

No mês de março, o projeto “Cine Sem Sair de Casa” iniciou a exibição de mostras de cineastas amazonenses e já apresentou obras de Anderson Mendes, Erismar Fernandes, Dina Silva, Moacy e Jairo Freitas, Zeudi Souza, Castro Jr., Izis Negreiros e Márcio Nascimento.

Com início em 2020, o projeto disponibiliza um catálogo de mais de 20 filmes no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), roteirizados e dirigidos por Sérgio Cardoso.

Entre os destaques estão documentários sobre os artistas Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Joaquim Marinho, Jair Jacqmont, Hahnemann Bacelar, personalidades do esporte como Carlos Zamith, e lendas do teatro amazonense como Luiz Vitalli e Selma Bustamante.

A temporada deste ano teve início no dia 30 de janeiro, e já foram exibidos os documentários “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”, “Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco”, “Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica”, “O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt” e “Pepeta – Coração de Campeão”.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.