
Acidentes de trabalho: motociclistas estão entre principais vítimas
Motociclistas são os que mais morrem em acidentes de transporte relacionados ao trabalho. É o que aponta um levantamento do Ministério da Saúde.
As mortes em acidentes com motos representam 21,2% (3.296 registros) dos 15.511 acidentes de trabalho fatais registrados entre os anos de 2011 e 2020. Os números são do Sistemas de Informação de Agravo e Notificações (Sinan).
São Paulo é o estado que registrou maior número de mortes desses profissionais, com 464 acidentes fatais envolvendo motos, seguido do Paraná (431) e Santa Catarina (400). Esses acidentes levam em consideração o trabalhador que tem uma função que exige locomoção ou quando estava indo ou voltando do local de trabalho.
Os caminhoneiros também estão entre as principais vítimas fatais – nesse caso, o número de mortes é considerado o maior entre as dez principais ocupações profissionais. No entanto, segundo o levantamento, quando considerado o veículo de transporte no momento do acidente, o registro de óbitos é maior naqueles envolvendo motos.
Fatais
No Brasil, o estudo mostrou que Minas Gerais é o estado com maior número de acidentes de trabalho de transporte fatais, com 2.230 casos registrados nos últimos dez anos. O maior número de mortes foi relacionado acidentes envolvendo carros (612), seguido de veículos pesados (459) e outros transportes terrestres (380).
Os estados de São Paulo (2.205) e Paraná (1.836) estão na lista com maior número de acidentes de trabalho fatais de transporte.
Redução
Acidentes de transporte relacionados ao trabalho no Brasil tiveram uma redução de 34,52% em 2020 em relação ao ano anterior. Este é o menor número de acidentes de transporte relacionados ao trabalho desde 2012. Os dados são dos Sistemas de Informação de Agravo e Notificações (Sinan), do Ministério da Saúde.
No ano passado foram registrados 13.153 acidentes de trabalho por transporte, sendo que em 2019 foram 20.087 casos. A queda pode ser relacionada as mudanças nas características do trabalho do brasileiro durante a pandemia da Covid-19.
O Ministério da Saúde desenvolve de ações de prevenção acidentes de trabalho e promoção da saúde do trabalhador, realizando o monitoramento dos indicadores e vigilância de ambientes e processos de trabalho para reduzir a ocorrência desses eventos e subsidiar ações mais adequadas para esse público.