Feira Tribal, com produtos de artesãos indígenas, encerra neste domingo (25)

A “Feira Tribal” fica na praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping até este domingo (25), das 10h às 19h. Foto: Divulgação/Denison Alves

Reunindo peças do artesanato indígena, de bijuterias até artigos para o lar, a “Feira Tribal” se encerra neste domingo (25), na praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

A iniciativa busca aproximar os artesãos indígenas das pessoas que frequentam o centro comercial, e segue os protocolos de prevenção contra a Covid-19. O evento teve início na última segunda-feira (19), e acontece neste domingo, das 10h às 19h, com os produtores do Centro do Empreendedor Indígena Artesanato Yandê Muraki.

“A feira é uma ótima oportunidade para que possamos espalhar a nossa arte, a cultura, e exibir os belíssimos produtos de artesanato que nossos parentes produzem. Além disso, todos estão tomando os devidos cuidados contra a Covid-19, para que a saúde dos consumidores seja preservada”, diz o presidente da FEI, Edivaldo Munduruku.

A artesã Micilene Tikuna enfatiza a importância da exposição para a comunidade indígena. “Para mim é uma honra poder estar aqui representando a minha etnia, em um evento que homenageia a nossa cultura. É uma pena que estejamos passando por esse momento de pandemia, em que as pessoas não saem de casa, e isso acaba prejudicando as vendas dos nossos artesanatos, mas hoje estamos aqui para espalhar um pouco da nossa cultura”, comenta.

Exposição ‘Mundo Indígena’

Ainda em alusão à Semana dos Povos Indígenas, o Shopping Ponta Negra está sediando a exposição fotográfica “Mundo Indígena”. A mostra é uma parceria entre o Sebrae e o designer mato-grossense Sérgio Matos, conhecido por trabalhar com móveis e itens de decoração inspirados na cultura brasileira.

A exposição segue até o dia 30 de abril, no segundo piso (L2), durante o horário de funcionamento do centro de compras, de segunda a sábado, das 10h às 22h.

Inédita em Manaus, a mostra, que também conta com produção do fotógrafo Lucas Azevedo, traz registros de expedições de Sérgio Matos pela Amazônia, em busca de inspiração para as suas peças autorais.

A exposição fotográfica “Mundo Indígena” está em cartaz no Shopping Ponta Negra. Foto: Divulgação/Denison Alves

Foram selecionadas 24 fotos de viagens em meio à floresta e que valorizam o trabalho artesanal das tribos indígenas. A exposição ainda conta com uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à FEI e posteriormente distribuídos entre os povos indígenas.

O designer Sérgio Matos nasceu em Paranatinga (MT) e se formou em Design Industrial na Universidade Federal de Campina Grande (PB), em 2005. É criador do premiado banco Yanomami, além do banco Carambola e do tapete Marakatú. A partir daí, a carreira do designer decolou e, por ter nascido em uma região próxima à reserva indígena do Xingu, aprendeu a admirar a cultura local e adotar elementos regionais em seus trabalhos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *