06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus terá três painéis de debates na Semana Fashion Revolution

Publicado em 22 de abril, 2021

Manaus terá três painéis de debates na Semana Fashion Revolution

Manaus terá três painéis de debates na Semana Fashion Revolution. Foto: Divulgação

A Semana Fashion Revolution 2021 já começou e vai até o próximo domingo, dia 25 de abril, com o tema Direitos, Relacionamentos e Revolução e está com uma participação forte de representantes de Manaus.

O movimento que propõe debate para construção de soluções inovadoras e interconectadas na moda, acontecerá esse ano de forma toda digital e a cidade de Manaus está participando com uma semana que conta com painéis, vídeos e reels e coloca a cidade no eixo dos grandes debates sobre o assunto.

Manaus terá

Manaus começa suas ações dia 20 com uma série de vídeos contando historias de pessoas que trabalham com a moda consciente. Temas como Consumo Consciente, Aculturação no consumo de moda estrangeira no mercado Brasileiro e Relações e condições de trabalho nas fast fashions brasileiras, farão parte dos painéis da cidade e Manaus.

Entre as mediadoras temos: Leticia Scantbelruy, empreendedora da Praia do Rio, Weena Tikuna, artista plástica e ativista dos direitos indígenas, Lylle Abreu, criadora e curadora de moda e fundadora do Slow Fashion Manaus, e Hevenin Moraes, CEO e social media do Brechó Hevenin Moraes. Até domingo dia 25, ações serão vistas nas redes sociais de cada participante. Basta seguir!

Para participar pode se inscrever gratuitamente nos seguintes links:

Consumo Consciente, o movimento sustentável na moda local – 22/04 às 19h

https://www.sympla.com.br/frmanaus21—consumo-consciente-o-movimento-sustentavel-na-moda-local__1184563

Aculturação no consumo de moda estrangeira no mercado Brasileiro.  – 24/04 às 16h

https://www.sympla.com.br/frmanaus21—aculturacao-no-consumo-de-moda-estrangeira-no-mercado-brasileiro__1183242

Relações e condições de trabalho nas fast fashions brasileiras – 25/04 às 16h

https://www.sympla.com.br/frmanaus21—relacoes-e-condicoes-de-trabalho-nas-fast-fashions-brasileiras__1183244

Sobre a semana

A Semana Fashion Revolution acontece anualmente em mais de 100 países para relembrar o desabamento do edifício Rana Plaza e as ações buscam formas de garantir dignidade para os trabalhadores que fazem nossas roupas e mobilizam a sociedade por uma indústria da moda que considere as pessoas e o planeta.

A campanha, que há anos incentiva o questionamento através da hashtag #QuemFezMinhasRoupas, pretende trazer as pessoas que fazem as roupas para maior protagonismo, e assim incentivar responsabilidade e transparência por parte das marcas. Este ano, foi reforçada a importância de um olhar na perspectiva de gênero e raça.

O Brasil é o quarto maior produtor de roupas do mundo, gerando 8 milhões de empregos diretos e indiretos – 75% da mão de obra é composta de mulheres (ABIT). No Brasil, entre 2016 e 2018, a cada cinco trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão, quatro eram negros. Trabalhadores e trabalhadoras da moda ainda não têm seus direitos fundamentais garantidos, estão com cada vez mais trabalhos informais e terceirizados, e com a pandemia suas condições tornaram-se mais precárias e fragmentadas. Ademais, a indústria da moda é uma das maiores poluidoras do mundo, impactando a biodiversidade, o solo, a água e a vida de comunidades.

Sobre o Fashion Revolution

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão. A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo.

Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países. No Brasil, o movimento atua há 7 anos e hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil. Durante a Semana Fashion Revolution, e ao longo do ano, realiza ações e projetos que promovem mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.