ConheƧa os alimentos que ajudam a combater a ansiedade

ConheƧa os alimentos que ajudam a combater a ansiedade

A ansiedade Ć© um transtorno mental que se desencadeia por diversos motivos e a alimentaĆ§Ć£o contribui para encontrar o organismo encontrar o equilĆ­brio. Foto: DivulgaĆ§Ć£o

De acordo com dados da OrganizaĆ§Ć£o Mundial da SaĆŗde (OMS), o Brasil Ć© o paĆ­s com maior prevalĆŖncia de pessoas ansiosas no mundo, no qual aproximadamente 9,3% da populaĆ§Ć£o sofrem com algum transtorno de ansiedade. E se vocĆŖ faz parte desse grupo de pessoas, que vira e mexe Ć© tomado por sensaƧƵes de angĆŗstia e tristeza, saiba que Ć© preciso prestar bastante atenĆ§Ć£o em sua alimentaĆ§Ć£o.

Segundo o PhD, neurocientista e neuropsicĆ³logo, Fabio de Abreu, a ansiedade Ć© um transtorno mental que se desencadeia por diversos motivos, podendo ser traumas, estresse, genĆ©tica, doenƧas fĆ­sicas e atĆ© mesmo a depressĆ£o. “A ansiedade constante, desregula outros mensageiros bioquĆ­micos responsĆ”veis por nosso humor, sono, temperatura corporal, fome, entre tudo o que fazemos para sobreviver. Isso acontece porque, como sabemos, tudo na vida provĆ©m de melhor resultado quando em equilĆ­brio e nosso organismo precisa estar em homeostase para que tudo funcione bem”, explica.

E como bem dito pelo neurocientista, ter equilĆ­brio Ć© fundamental. Mas Fabiano, entende que muitas pessoas para fugir da angĆŗstia recorrem a mĆ” alimentaĆ§Ć£o e acabam ingerindo alimentos que ao invĆ©s de ajudar, pode piorar ainda mais o quadro emocional do indivĆ­duo.

“Ɖ importante diminuir o consumo de alimentos que possuem muita aƧĆŗcar e farinha de trigo, jĆ” que estĆ£o associados com alteraƧƵes na glicemia e na produĆ§Ć£o de serotonina, conhecida como hormĆ“nio da felicidade. Por outro lado, consumir banana e chocolate, pode ser um bom aliado, visto que esses nutrientes ajudam a regular a flora intestinal e aumentam a produĆ§Ć£o de serotonina, promovendo o relaxamento e ajudando a combater a ansiedade”, acrescenta.

Abaixo Fabiano de Abreu listou e explicou quais sĆ£o os alimentos que ajudam a combater a ansiedade

  1. Ɣmega-3: O Ć“mega-3 Ć© uma gordura boa e rica em EPA e DHA, Ć”cidos graxos que melhoram o funcionamento do cĆ©rebro e reduzem a ansiedade. Essa gordura pode ser encontrada nos seguintes alimentos: atum, salmĆ£o, sardinha, linhaƧa, chia, castanhas, e abacate.
  2. MagnĆ©sio: Alguns estudos sugerem que o magnĆ©sio poderia ajudar no tratamento do estresse e da ansiedade, pois melhoram a funĆ§Ć£o do cĆ©rebro. Esse mineral estĆ” presente em alimentos como aveia, banana, espinafre, sementes de abĆ³bora, sĆ©samo, linhaƧa e chia, e nos frutos secos como castanha do ParĆ”, amĆŖndoas e amendoim.
  3. Triptofano: O triptofano Ć© um aminoĆ”cido que ajuda na produĆ§Ć£o de serotonina, que Ć© um hormĆ“nio essencial para evitar a ansiedade, o estresse, a depressĆ£o e a insĆ“nia. Esse aminoĆ”cido pode ser encontrado em alimentos como carnes, frango, peixes, ovos, banana, queijo, cacau, tofu, abacaxi, salmĆ£o, chocolate negro e frutos secos em geral, como castanha, nozes e amĆŖndoas. Confira uma lista completa dos alimentos ricos em triptofano.
Veja tambƩm
ComentƔrios

Deixe um comentƔrio

O seu endereƧo de e-mail nĆ£o serĆ” publicado. Campos obrigatĆ³rios sĆ£o marcados com *