03/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nova temporada do ‘Cine Sem Sair de Casa’ exibe curtas-metragens de Izis Negreiros

Publicado em 16 de abril, 2021

O curta-metragem “A Bola Pune” aborda diferenças sociais que não impedem o nascimento de uma amizade entre os personagens Estrela e Bruninho. Foto: Divulgação

Três curtas-metragens da cineasta Izis Negreiros serão exibidos neste sábado (17), a partir das 19h, no “Cine Sem Sair de Casa”, projeto do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A exibição será realizada pelo Facebook da pasta.

Versão da lenda do boto-cor-de-rosa para crianças, “Príncipe da Encantaria” foi finalizado em 2018, e conta com a atriz, jornalista, professora e mestre em cinema Socorro Langbeck como Esmeralda, que é a narradora principal. O filme tem duração de 11 minutos.

Em “A Bola Pune”, Izis mostra o campinho do Catolé, na comunidade do Assovio, onde meninos peladeiros se divertem durante uma partida improvisada de futebol enquanto, do outro lado, meninos de um condomínio de luxo também se divertem com seus videogames em um mundo à parte. As diferenças sociais dão início a um novo jogo e criará laços de amizade entre os personagens Estrela e Bruninho.

E em “Benedito que Subia: do Profano ao Divino”, documentário produzido em 2016, o espectador acompanha os festejos de São Benedito, na cidade de Cuiabá. A estreia nacional ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em setembro de 2017, no Cine Odeon, durante o 10º Encontro de Cinema Negro. Em 25 minutos, a obra apresenta um breve recorte da diferença da festa ao Santo Negro, do século 18, com a festa dos dias atuais, por meio dos relatos que foram transmitidos de geração a geração, e da vivência de entrevistados que, ao longo do tempo, testemunharam as mudanças dos últimos 30 anos.

Cena de “Príncipe da Encantaria”, uma versão da lenda do boto-cor-de-rosa para crianças, com a atriz Socorro Langbeck (à direita). Foto: Divulgação

Diretora

Izis Negreiros nasceu e mora em Manaus. Há quase 20 anos atua como diretora cinematográfica e roteirista, além de ser escritora romancista. Com nove prêmios de roteiro e um conto literário, ela já participou de mostras e festivais estaduais, nacionais e internacionais.

“Eu acredito ser uma excelente iniciativa a exibição gratuita desses filmes, porque ainda estamos vivenciando uma pandemia e muitos não têm acesso a plataformas de streaming. É uma opção para o público ficar em casa e também divulgar os cineastas locais”, ressalta Izis.

Documentários

Com início em 2020, o projeto “Cine Sem Sair de Casa” disponibiliza um catálogo de mais de 20 filmes no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, roteirizados e dirigidos por Sérgio Cardoso. Entre os destaques estão documentários sobre os artistas Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Joaquim Marinho, Jair Jacqmont, Hahnemann Bacelar, personalidades do esporte como Carlos Zamith, e do teatro amazonense como Luiz Vitalli e Selma Bustamante.

Neste ano, em nova temporada, que teve início no dia 30 de janeiro, já foram exibidos os documentários “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”; “Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco”; “Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica”; “O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt”; e “Pepeta – Coração de Campeão”.

No mês de março, o projeto iniciou a exibição de mostras de cineastas amazonenses e já apresentou obras de Anderson Mendes, Erismar Fernandes, Dina Silva, Moacy e Jairo Freitas, Zeudi Souza e Castro Jr.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.