Hospital Delphina Aziz: conheça a empresa que administra a referência em Covid-19 no AM. Veja vídeo

Hospital Delphina Aziz: conheça a empresa que administra a referência em Covid-19 no AM. Veja vídeo

Próximo a completar um ano de operação, a Opy Health, empresa brasileira focada na gestão de infraestrutura hospitalar que visa elevar a disponibilidade, qualidade e eficiência no atendimento de saúde à sociedade, apresenta resultados operacionais significativos, que mostram como seu modelo de negócio vem trazendo importantes contribuições para o setor de saúde.

A Opy Health adota como modelo de negócio a gestão de ativos de infraestrutura hospitalar, tanto privados, por meio de contratos de parceria de longo prazo, quanto públicos, via contratos de Parcerias Público-Privadas (PPP), tendo adquirido, no ano de 2020, a concessão administrativa do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte, e do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus.

Nessa esteira, os resultados da atuação da Opy Health mostram, ainda, como uma PPP pode ser interessante para alavancar benefícios longevos à sociedade.

Tendo iniciado oficialmente suas operações em fevereiro de 2020, a Opy Health otimizou a operação dos hospitais onde atua, com expressivo aumento da eficiência operacional e, ainda, melhorando a qualidade na prestação dos serviços.

Quando a Opy Health iniciou suas operações, o país começava a enfrentar a pandemia do coronavírus. Este cenário colocou a infraestrutura para o setor de saúde em xeque e abriu espaço para a retomada de uma importante discussão: como os entes privados podem estar inseridos neste setor e empregar modelos de negócio voltados a alavancar a infraestrutura e melhorar a qualidade na prestação de serviços para a saúde pública.

As PPPs não podem e não devem ser confundidas com privatização da saúde. Devem ser vistas como meios para o estabelecimento de parcerias longevas, onde cada ente participante contribui com a sua expertise e cujo resultado é a otimização de serviços e processos e, consequentemente, melhoria da saúde para a população.

Delphina Aziz

A Opy Health, por meio de sua concessionária OZN Health, apresentou resultados significativos na gestão do Hospital Delphina Aziz, em Manaus. Desde abril de 2020, quando o Governo do Estado do Amazonas definiu o Delphina Aziz como referência ao combate à Covid-19, a OZN Health promoveu de forma célere ampliações consecutivas em sua estrutura hospitalar, chegando a um acréscimo de 260% da quantidade de leitos de UTI originalmente contratados (de 50 para 180 Leitos de UTI).

Desde maio de 2020, quando a Opy Health assumiu a concessão, ações e estratégias foram rapidamente implementadas para permitir a melhor utilização do Hospital Delphina Aziz. A OZN Health expandiu a operação do hospital em andares antes inativos, saindo de 202 para 471 leitos operacionais, passando de 50% para 100% da disponibilidade de leitos. Inaugurou, ainda, setores assistenciais para melhor atender à população, como, por exemplo, setor de fisioterapia, hospital-dia e ambulatório.

Visando o aumento da eficácia e profissionalização do time, a OZN Health reestruturou a área de Operação e Manutenção, trazendo as melhores práticas e conceitos de gestão do mercado, além de implantar uma ampla e moderna sala dedicada ao Centro de Controle e Operações (CCO), reunindo em um mesmo ambiente todos os sistemas supervisórios e equipes envolvidas no processo de monitoramento e segurança.


Não esquecendo de suas raízes e princípios de fazer o melhor de uma forma diferente para a população Manauara, diversos projetos humanizados foram colocados em prática no Hospital Delphina Aziz, como o Verde Vida e o Projeto Snoopy, cuidando e melhorando o bem-estar dos pacientes, comunidade local e funcionários diretos e indiretos. O Verde Vida proporcionou um espaço para a convivência de colaboradores e profissionais de Saúde da unidade. Já o Projeto Snoopy nasceu da necessidade de abrigar e cuidar dos animais que viviam no entorno do Hospital Delphina Aziz e avançou para etapa de estímulo à adoção de pets pela comunidade.

Dessa forma, a agilidade e eficiência da OZN Health em responder às demandas e disponibilizar as melhorias necessárias ao enfrentamento da pandemia viabilizaram a rápida ocupação plena do hospital, além de acrescentar valor à operação do Hospital Delphina Aziz para o pós-pandemia.

Ao longo de 2020, a Opy Health fortaleceu as bases de seu modelo de negócio, evidenciando que é possível promover investimentos e melhorias significativas na saúde, como mostram os números acima citados em cada um dos ativos, e, concomitantemente, atrair a confiança de investidores. Ao final de um ano, a plataforma já opera mais de 1.000 leitos e conta com mais de mil colaboradores diretos e indiretos.

Um novo olhar sobre a governança dos ativos foi um diferencial que ajudou a potencializar estes resultados. Exemplo disso é a reforma dos estatutos de cada ativo, implantação de mecanismo de incentivos variáveis dos executivos e colaboradores, bem como um forte Programa de Compliance e de ESG.

Nos 4 primeiros meses, foram implantadas uma série de medidas operacionais visando elevar a eficiência dos ativos adquiridos. Dentre elas, destaca-se a substituição dos ERPs (softwares de gestão) dos ativos, centralizando, assim, as informações em uma única plataforma, e a implantação de Centros de Serviços Compartilhados (CSC) Opy Health, com integração de diferentes setores (Marketing, Finanças, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos) sob uma única gestão.

Desta forma, a Opy Health conseguiu, ao final do seu primeiro ano de operação, não somente dar as respostas necessárias ao enfrentamento da pandemia, como também melhorar a performance geral dos ativos por ela geridos em todos os seus parâmetros.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nelson Fraiji disse:

    Caro Marcos está “reportagem ” sobre o Delphina deveria ter um aviso de é reportagem dirigida e construída pela empresa portanto conteúdo patrocinado.