Segunda oficina do projeto ‘Jovens Artistas’ aborda ‘Dança Improvisação’

Atriz, bailarina e preparadora corporal, Sofia Sahakian vai orientar a oficina on-line “Dança Improvisação”, de 5 a 9 de abril. Foto: Divulgação

Mais que um recurso de interpretação, a improvisação pode permitir ao artista cênico alcançar a expressão num nível interior mais profundo. A atriz, bailarina e preparadora corporal Sofia Sahakian explora essa proposta na oficina on-line “Dança Improvisação”, que acontece de 5 a 9 de abril, segunda a sexta-feira, das 14h30 às 16h30 (horário de Manaus), como parte da agenda do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”. A formação é gratuita e tem inscrições abertas em https://cutt.ly/OficinaSofiaSahakian.

Na oficina, serão explorados vários conceitos e provocações de modo a permitir aos participantes descobrir ou acessar cada um sua dança pessoal, encontrando inspirações, motivos e ferramentas para desenvolvê-la com prazer. “Cada aula terá uma estrutura em si mesma e irá trabalhar diferentes conceitos, como peso e equilíbrio, pontos de fuga, chão, sensopercepção, espaço, improvisação”, adianta Sofia.

Cada aula terá um aquecimento seguido de investigação física, finalizando com uma conversa, na qual os participantes poderão modelar conceitos e descobrimentos pessoais advindos da prática. O trabalho, informa Sofia, será desenvolvido em torno da técnica, ao mesmo tempo em que essa é desafiada e quebrada pelo improviso com os corpos e pela criatividade dos participantes. “Uma vez que o artista logra dominar seu instrumento – no caso, seu corpo –, pode entrar no terreno do espontâneo com maior eficácia”, afirma.

“Gosto das palavras de Eugenio Barba (autor e diretor teatral italiano): podemos traduzir espontaneidade em segurança e liberdade. Segurança no que temos escolhido, seja um impulso, uma imagem ou uma emotividade, e por outra parte, a liberdade de poder expressá-lo sem medo, enfrentar-nos com nossos limites mentais ou o medo ao juízo do exterior”, conclui.

Inscrições

As inscrições para a oficina “Dança Improvisação” já podem ser feitas de forma gratuita pelo formulário on-line disponível em https://cutt.ly/OficinaSofiaSahakian. As submissões devem ser enviadas até as 12h do dia 4 de abril, domingo. A formação é limitada a 20 participantes. Os inscritos selecionados receberão e-mail de confirmação com link e instruções para acesso à sala virtual da atividade na plataforma Zoom.

Perfil

Nascida em Buenos Aires, na Argentina, Sofia Sahakian é atriz, bailarina e preparadora corporal. É formada na Escuela de Teatro Físico Usina 3, de Buenos Aires, e na Escola Profissional de Circo El Coreto. Cursou Licenciatura em Expressão Corporal na Universidad Nacional de Artes (UNA), na Argentina, e na Escola Técnica de Teatro Martins Penna, no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Projeto

O “Jovens Artistas” é um projeto on-line com foco em arte, formação e ideias, protagonizado por artistas de dança, teatro, artes vsuais, literatura e performance do Amazonas. A iniciativa promovida pelo Pitiú Textual das Artes terá oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. As atividades virtuais são gratuitas e acontecem de 29 de março a 24 de abril.

A programação completa e outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no Pitiú Textual das Artes (medium.com/pitiutextualdasartes) e nos perfis do site no Facebook (facebook.com/pitiutextual), Instagram (instagram.com/pitiu_textual) e Twitter (twitter.com/pitiutextual).

O projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

Pitiú Textual

O Pitiú Textual das Artes (medium.com/pitiutextualdasartes) é um site voltado à difusão de informações, ideias e experiências relacionadas aos cenários de dança, teatro e performance de Manaus e de outros centros do circuito artístico brasileiro. O projeto é uma iniciativa do artista Francisco Rider e do jornalista Jony Clay Borges.

Serviço

Oficina “Dança Improvisação”

Data: de 5 a 9 de abril, segunda a sexta-feira

Horário: das 14h30 às 16h30 (horário de Manaus)

Inscrições: https://cutt.ly/OficinaSofiaSahakian

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *