AM recebe mais de 220 mil doses de vacina neste sábado do PNI

AM recebe mais de 220 mil doses de vacina neste sábado do PNI

AM recebe mais de 220 mil doses de vacina neste sábado do PNI. Foto: Divulgação

O Amazonas recebe neste sábado (20/3) mais 221.800 doses da vacina contra covid-19. É a nona remessa do Ministério da Saúde para o Amazonas agora com 180 mil doses da AstraZeneca e 41,8 mil da Coronavac.

Com isso, o total de vacinas recebidas pelo Estado chega a 1 milhão e 32 mil doses do imunizante. De acordo com o Plano Nacional de Imunização, o novo grupo contemplado não será a faixa das pessoas que tem de 50 a 59 anos e sim os que tem de 18 a a 59 anos com algum tipo de comorbidade.

AM recebe

Ate ontem à tarde (19), o vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas mostrava que 495.614 doses foram aplicadas em todo o estado, sendo 383.345, de primeira dose, e 112.269, de segunda dose.

O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), prevê que, até esta fase da vacinação, sejam contempladas pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: indígenas aldeados, trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas institucionalizadas com deficiência.

Grupos

Com esta nova carga, a prefeitura ainda deve anunciar qual grupo a ser contemplado. Mas, segundo o PNI, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 aparecem logo depois do grupo de 60 anos.

Em Manaus, a Prefeitura destacou que a vacinação segue até o final da próxima semana para as pessoas de 60 anos ou mais, e, durante o tempo necessário, para idosos e trabalhadores da saúde que ainda precisam receber a segunda dose do imunizante.

Doses aplicadas

O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), prevê que, até esta fase da vacinação, sejam contempladas pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas institucionalizadas com deficiência.

As informações consolidadas pela FVS-AM são de responsabilidade das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da imunização contra Covid-19 em suas cidades. Neste balanço, 12 cidades não enviaram a informação: Amaturá, Apuí, Beruri, Codajás, Eirunepé, Ipixuna, Itacoatiara, Juruá, Manaquiri, Pauini, Santo Antônio do Içá e Tabatinga.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *