15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Relação do indígena com objetos é tema de oficinas artísticas

Publicado em 18 de março, 2021

A atriz e performer Joce Mendes vai ministrar a oficina de teatro “Objeto e Fala”. Foto: Divulgação

Em abril, oficinas de teatro e dança serão realizadas por meio do projeto “Corpobjeto”, que propõe o estudo e relação do indígena com objetos. A iniciativa contará com transmissões ao vivo (lives) de lideranças indígenas para debater o tema de estudo do projeto. As vagas para as oficinas são limitadas e a inscrição pode ser realizada pelo WhatsApp, por meio do link https://bit.ly/corpobjeto1.

“Corpobjeto” foi contemplado com a Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A oficina de teatro “Objeto e Fala”, que acontecerá nos dias 9 e 16 de abril, às 19h, on-line, será ministrada pela atriz e performer Joce Mendes. Já a de dança, “Corpo e Objeto”, ministrada pela arte educadora e bailarina Mara Pacheco, proponente do projeto, está marcada para os dias 10 e 17 de abril, de forma presencial, das 15h às 17h, no Espaço Cultural Uatê”.

“Na oficina de teatro, serão trabalhados textos dentro da cultura indígena criados durante esse processo observatório do estudo da Mara Pacheco. E a de dança vai trabalhar diretamente com os objetos em um processo de criação artística. A de dança tem poucas vagas para que possamos seguir as recomendações de prevenção contra a Covid-19”, explica Magno Fre’sil, produtor do projeto. “O ‘Corpobjeto’ estuda a significação dos objetos para os indígenas, que os veem como parte do seu próprio corpo, e essas oficinas querem levar isso aos participantes”.

A arte educadora e bailarina Mara Pacheco é a proponente do projeto. Foto: Divulgação

Líderes indígenas

Para as lives, participarão os líderes indígenas Agnilson Ticuna e Abraao Naqua Maiuruna, com a participação de Iura Marubi, nos dias 26 e 27 de março, às 18h, no Instagram (@espacoculturaluate). “Os líderes indígenas vão levar ao público o debate sobre os objetos indígenas e o que eles significam para suas respectivas etnias, no caso a Ticuna e a Maiuruna”, ressalta Magno.

Os participantes terão direito a certificado e, ao final do projeto, será divulgado um vídeo com o resultado das oficinas.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.