
O mural assinado pelo artista Alessandro Hipz na lateral do antigo Hotel Amazonas tem 300 metros quadrados. À direita, uma de suas criações. Fotos: Divulgação
Uma imensa “Guardiã da Amazônia” num mural de 300 metros quadrados começou a ser grafitada neste sábado (13), na lateral do Edifício Ajuricaba, antigo Hotel Amazonas, na rua Floriano Peixoto, Centro de Manaus. O mural é do artista urbano visual e grafiteiro Alessandro Hipz, que já tem outras obras espalhadas pela cidade.
O projeto foi contemplado no edital do Programa Cultura Criativa 2020, do Governo do Estado, também conhecido como Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana.

A arte de Alessandro Hipz pode ser encontrada em outros pontos de Manaus. Foto: Divulgação
O painel de dez andares é um sonho antigo do artista e foi inspirado no movimento muralista do México. A ideia é colocar Manaus no circuito dos grandes murais artísticos, tão comuns em grande metrópoles como São Paulo, Cidade do México e Nova York, onde esses murais já se transformaram em atração turística.
Para realizar o grafite na lateral do Hotel Amazonas, Alessandro Hipz vai utilizar plataforma elevada e equipamentos de segurança. “Pintar em grande escala é sempre um desafio. Nesse projeto, em específico, a logística, a altura e a utilização de equipamentos específicos de segurança é mais um que vai ser vencido”.

Foto: Divulgação
Alessandro Hipz tem quase 20 anos de carreira e é conhecido no cenário hip hop de Manaus por seus grafites que retratam personagens amazônicos. O artista, que também é arte-educador, realiza oficinas de arte urbana em diversas cidades do interior.
A arte de Alessandro Hipz pode ser encontrada em outros pontos de Manaus, como no viaduto localizado na avenida Álvaro Maia, próximo ao antigo Olímpico Clube.
Reportagem de David Batista
Veja mais notícias em Entretenimento