Municípios de Itacoatiara, Fonte Boa e Maués ganharão aeroportos certificados

Por meio do convênio entre o Governo do Amazonas, Infraero e Ministério da Infraestrutra, os três aeroportos poderão receber aeronaves de grande porte. Foto: Divulgação

Em um vídeo postado nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (24), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou que os municípios de Maués, Itacoatiara e Fonte Boa vão passar a ter aeroportos certificados. O convênio foi firmado durante uma reunião, em Brasília (DF), entre a Infraero e o Ministério da Infraestrutra.

Com a certificação do aeroportos, significa que, muito em breve, os municípios vão integrar a malha aeroviária regional, podendo receber aeronaves de grande porte.

“Esse é um convênio superimportante para o Amazonas, para a gente garantir toda infraestrutra para qualificar os aeroportos, para que a gente possa garantir acesso, garantir o direito de ir e vir do cidadão amazonense”, destacou Wilson Lima.

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, os recursos para readaptação dos aeroportos serão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), vinculado ao Ministério da Infraestrutura. A Infraero ficará responsável por todo o projeto, execução das obras e entrega do equipamento certificado, informou o ministro.

“Com esse equipamento certificado, com aeroportos certificados, vamos poder ter mais voos. As companhias aéreas vão poder acessar aquelas regiões, disponibilizar maiores ofertas de assentos, e final vai beneficiar a população”, explicou Tarcísio Freitas.

O convênio foi firmado nesta quarta-feira (24), em Brasília. Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

Licença ambiental da BR-319

Ainda durante a reunião, o governador tratou sobre a liberação da licença ambiental da BR-319. A expectativa é que o ministério consiga a liberação ainda este ano para iniciar as obras de infraestrutura do famoso trecho do meião da rodovia, referente aos 405 quilômetros.

Os protocolos de solicitação da licença já foram realizados junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que devolveu ao ministério para que alguns ajustes sejam feitos. Os primeiros 53 quilômetros já estão contratados e a previsão é que no segundo semestre as obras já iniciem.

Assista ao vídeo do anúncio do convênio:

Reportagem de David Batista

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *