EXCLUSIVO: Viaduto do Manoa tem problemas graves, conforme documento do Crea-AM

Devido a inúmeros problemas em sua estrutura, o viaduto do Manoa está interditado desde o início deste ano. Foto: Divulgação/Semcom

Indagações enviadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), à Prefeitura de Manaus, revelam inúmeros problemas na obra do viaduto do Manoa, que está interditado desde o início deste ano. “Já houve um problema semelhante no viaduto em frente ao Joelza e a empresa responsável teve que trazer um novo calculista, fazer demolições e refazer parcialmente a obra. É o que deve acontecer no Manoa”, disse uma fonte do portal.

A intervenção do Crea-AM foi feita a pedido da Prefeitura, que aguarda laudos técnicos para intervir. O viaduto foi interditado nos primeiros dias da gestão David Almeida.

Em ofício enviado ao vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, também titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e assinado pelo presidente do Crea-AM, engenheiro civil Afonso Luiz Costa Lins Júnior, o Conselho “esclarece que qualquer etapa que envolva concretagem precisa ser evitada, a fim de evitar maiores prejuízos ao erário, já outras etapas podem ser concluídas desde que não atinja a armadura”.

O presidente do Crea-AM também ressalta que o responsável técnico pelo projeto estrutural do viaduto deve se manifestar de forma conclusiva a respeito de algumas questões, entre elas, o desnivelamento no encontro das lajes
do tabuleiro e por qual motivo o sistema dos tabuleiros se apoia sobre pilares, com alturas diferentes, e não sobre as vigas travessas.

Leia a íntegra do Ofício 146/2021-GP/CREA-AM:

Of.146-2021 SEMINF (Viaduto Manoa)

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Janeth disse:

    Parabéns ao Crea – Am , em especial seu presidente Afonso Lins,,,pelas providências