26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Secretaria do Meio Ambiente suspende visitas a Unidades de Conservação

Publicado em 11 de fevereiro, 2021

Secretaria do Meio Ambiente suspende visitas a Unidades de Conservação

Secretaria do Meio Ambiente suspende visitas a Unidades de Conservação. Foto: Divulgação

As 42 Unidades de Conservação (UCs) administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estão com visitas suspensas por tempo indeterminado. A medida foi formalizada por meio da Portaria Sema nº 012, nesta quarta-feira (10/02), a fim de evitar o avanço da segunda onda da Covid-19 entre as populações tradicionais.

Além das visitas turísticas às comunidades, a portaria suspende todas as emissões de autorizações para a realização de eventos, filmagens e pesquisas nas UCs estaduais. Todas as autorizações previamente expedidas passam a estar imediatamente revogadas.

Secretaria do Meio Ambiente

Também ficam proibidas as reuniões presenciais de conselhos, reuniões comunitárias, encontro de gestores, bem como a participação de servidores e colaboradores da Secretaria em viagens intermunicipais ou eventos de qualquer natureza dentro das áreas protegidas.

De acordo com o secretário titular da Sema, Eduardo Taveira, a medida visa resguardar a saúde de ribeirinhos e indígenas, consideradas populações mais vulneráveis frente à pandemia. Ele afirma que novos casos já foram registrados dentro de UC.

“Diante do cenário da Covid-19 em Manaus, precisamos impedir que pessoas de fora das comunidades levem o vírus para os comunitários. Nossa prioridade será sempre prezar pela vida, garantindo a segurança tanto para os visitantes como para as populações tradicionais”, disse.

Ainda segundo Taveira, a Sema irá propor a reabertura responsável das UCs, a partir da diminuição dos casos de Covid-19 nos municípios onde estão localizadas. A portaria entrou em vigor nesta quarta-feira (10/02) e será publicada também no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

Ações permitidas

Conforme a nova portaria, ficam permitidas as operações sanitárias de combate e controle à Covid-19, desde que alinhadas com as secretarias municipais de Saúde e autorizadas previamente pela Sema.

As atividades previstas por meio do Programa Emergencial de Combate à Pandemia nas Unidades de Conservação do Amazonas – lançado pela Sema no último dia 5 de fevereiro, para levar imunização a moradores de áreas protegidas e apoiar ações de assistência social – seguem sem interrupções.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.