Carga com grande quantidade de oxigênio chega ao Amazonas em voo inédito

Carga com grande quantidade de oxigênio chega ao Amazonas em voo inédito

Carga com grande quantidade de oxigênio chega ao Amazonas em voo inédito. Fotos: FAB

O Amazonas recebeu, nesta segunda-feira (01/02), 6.047 m³ de oxigênio líquido para auxiliar na recuperação de pacientes com Covid-19. O transporte foi realizado em um voo inédito entre Belém (PA) e Manaus. O avião cargueiro KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou um isotanque de 17 toneladas em um intervalo de duas horas – a operação demoraria seis dias se fosse realizada por embarcação.

Carga

O transporte do grande volume de oxigênio em um curto espaço de tempo foi coordenado pelos ministérios da Saúde, da Defesa e pela empresa White Martins, com apoio da Embraer. Para realizar o envio, foram feitos estudos para atestar a segurança e certificar que a aeronave estava capacitada para transportar a carga.

Para ser armazenado e transportado na forma líquida, o oxigênio é resfriado a – 186º C. Considerando as perdas durante o trajeto, a carga levada a Manaus é capaz de abastecer 580 cilindros de oxigênio gasoso de tamanho padrão.

A viabilização do transporte aéreo pode permitir que o Amazonas receba até seis mil m³ de oxigênio líquido por dia, de acordo com a disponibilidade da aeronave e demais questões logísticas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *