12/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Procon-AM notifica Serasa sobre vazamento de dados pessoais da população

Publicado em 26 de janeiro, 2021

O Procon-AM quer que a Serasa Experian explica que medidas investigativas adotou para apurar a autoria do fato. Foto: Divulgação

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou a Serasa Experian sobre o recente vazamento dos dados pessoais de mais de 220 milhões de brasileiros. A empresa deverá apresentar, em até 48 horas, explicações ao órgão sobre o fato de grande parte dessas informações pertencer ao seu banco de dados.

Na resposta, a Serasa deve responder se reconhece que o vazamento originou na sua base de dados e que medidas investigativas adotou para apurar a autoria do fato.

Além disso, o Procon-AM quer saber que instituições parceiras têm acesso a essa base de dados, quais informações foram vazadas e por quanto tempo elas foram expostas e, por fim, o que será feito para reforçar a segurança e evitar que a privacidade dos cidadãos seja violada.

“O vazamento de dados é algo muito sério, viola a Constituição, a Lei Geral de Proteção de Dados e o próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ao ter seus dados violados, a responsabilidade tem que recair sobre quem vazou, esse armazenamento expõe mais que um número de CPF e endereço, ele expõe a vida do cidadão. Notificamos o Serasa para prestar informações a respeito desse fato porque queremos saber o impacto disso na vida do amazonense”, explica o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.