27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura de Manaus fiscaliza revitalização de pias em pontos públicos

Publicado em 20 de janeiro, 2021

As pias de acesso público servem para lavagem das mãos de pedestres e reforçam a higienização das pessoas em situação de rua durante a pandemia. Foto: Divulgação/Ageman

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), está acompanhando a revitalização das pias de acesso público, instaladas na capital, devido à determinação do prefeito David Almeida em manter o funcionamento regular dos equipamentos. As pias, além de servirem de acesso à lavagem das mãos de pedestres, também reforçam a higienização das pessoas em situação de rua durante a pandemia da Covid-19.

O serviço passou a ser oferecido gratuitamente ainda em 2020, em 14 localidades da cidade, como praças, feiras e bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, devido ao prolongamento da pandemia, a Águas de Manaus, parceira na ação, vai atender a prefeitura de Manaus e manterá o funcionamento das pias, bem como realizará a revitalização dos espaços que em algumas localidades foram alvo de furtos e vandalismo.

“A empresa Águas de Manaus apresentou uma proposta de substituição de algumas peças, de forma que essa manutenção fique menos onerosa e esse trabalho de revitalização já está praticamente concluído. Agora fica o nosso apelo para que a população ajude na conservação desses espaços, que têm ajudado bastante na prevenção à Covid-19, pois, mesmo com a vacina chegando, os cuidados vão continuar, e a higienização das mãos é fundamental”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Segurança

Cada ponto de higienização é composto de pia, torneira e dispenser com sabão. Como forma de evitar que os pontos voltem a ser alvo de furto ou vandalismo, a Ageman solicitou apoio da Guarda Municipal.

Localização dos pontos de higienização

Praça Chile; praça do Congresso; praça da Matriz (dois pontos); praça Nossa Senhora de Nazaré; praça da Polícia; praça dos Remédios (dois pontos); praça da Saudade; feira da Manaus Moderna (dois pontos); sede da Semasc; praça do Fórum Enoch Reis; bases do Samu nos bairros Compensa (zona Oeste), Alvorada (zona Oeste), Cidade de Deus (Zona Norte) e na avenida Autaz Mirim (zona Leste).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.