White Martins precisa de 150 dias para aumentar produção de oxigênio, afirma CREA-AM em laudo técnico

Para a planta em atividade, não há possibilidade de aumento da capacidade produtiva da White Martins, diz a Nota Técnica do CREA-AM. Foto: Divulgação

Em Nota Técnica enviada nesta quinta-feira (14) ao Comitê Estadual de Crise contra a Covid-19, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (CREA/AM) divulga que a empresa White Martins precisa de 150 dias para aumentar a sua produção de oxigênio industrial, para que o insumo seja disponibilizado em hospitais de Manaus.

A inspeção realizada pelo CREA-AM foi realizada em duas etapas: a primeira para verificar a plena operação da planta ativa, e a segunda para analisar as condições para possível operação da planta inativa.

Todos os trabalhos técnicos foram acompanhados por funcionários designados da empresa inspecionada, diz a nota.

De acordo com o que foi apurado pelo CREA/AM, a produção de oxigênio da White Martins está totalmente voltada para a modalidade de oxigênio medicinal. “Não há, para a planta em atividade, possibilidade de aumento de sua capacidade produtiva”, observa a análise.

“O aumento da capacidade produtiva da empresa, em Manaus, seria possível a partir da reativação da planta inativa. Ocorre, no entanto, que para esta reativação será necessária a retirada de várias máquinas e equipamentos da unidade e seu envio para outras regiões. Por se tratar de equipamentos de grande porte e massa, deve ser considerada a melhor maneira para a logística de transporte, recuperação dos equipamentos, reenvio para Manaus e remontagem da planta. Estima-se que a planta retornará às suas atividades em aproximadamente 150 (cento e cinquenta) dias após o início dos trabalhos de recuperação dos equipamentos”, destaca a inspeção.

“Cabe ao Governo do Estado do Amazonas encontrar soluções alternativas para o suprimento da demanda de gases medicinais aos hospitais da rede pública de saúde”, conclui a Nota Técnica do CREA/AM.

Leia a Nota Técnica do CREA/AM na íntegra:

Nota Técnica White Martins

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *