
Toque de Recolher vigora, nesta pandemia, apenas em cidades do interior, como Parintins (foto). A partir de hoje, porém, será em todo o Estado
O Toque de Recolher, decretado pelo Governo do Amazonas, entra em vigor a partir das 19h desta quinta (14/01), em todo o Estado. Os oficiais comandantes da Polícia Militar (PM) estão todos mobilizados e reunidos no Centro de Comando e Controle (CICC), no bairro do Aleixo. “Está tudo pronto. Só drogarias poderão ficar abertas e para delivery (entregas). Transporte coletivo (ônibus), mesmo táxis, não poderão rodar. Apenas veículos de saúde, segurança e imprensa”, avisa o secretário estadual de Segurança, coronel PM Louismar Bonates.
O decreto especificando as medidas está sendo publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). O texto explica que as medidas entram em vigor “na data da publicação” do mesmo.
O Toque de Recolher foi anunciado depois que o sistema público de saúde entrou em colapso. Houve falta de leitos, primeiro, e, nesta quinta (14/01), a exaustão do oxigênio gasoso.
Ao contrário da primeira onda, segundo médicos, o coronavírus agora está evoluindo muito rapidamente e pacientes têm necessidade de oxigênio industrial. A produção estadual de 28 mil metros cúbicos (m3) por dia não chegou a ser usada, integralmente, na primeira onda. Agora, o consumo saltou para 75 mil m3 por dia.
Os aviões Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB), mobilizados para transportar oxigênio, conseguem trazer apenas 6 mil m3 por viagem. A informação é do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Nesta quarta (13/01), o ministro da Saúde anunciou que em quatro dias serão transportadas, instaladas e entrarão em funcionamento dez mini-usinas de produção de oxigênio. Cada uma produzirá 5 mil m3 e, juntas, introduzirão no sistema 50 mil m3/dia. Somadas à produção local, o total de 78 mil m3 devem reabastecer o sistema.
O problema é que o número de internações não para de crescer. Por conta disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) iniciou a transferência de pacientes estáveis para outros Estados. Nesta quinta, 235 foram transferidos, segundo a SES. A Folha, citando o Ministério da Saúde, afirma que o total chegará a 750.
Veja mais notícias em Geral