Nejmi Aziz toma posse como deputada estadual, na vaga aberta pelo prefeito eleito de Iranduba

Nejmi Aziz toma posse

Nejmi Aziz toma posse, em cerimônia presidida por Josué Neto (centro) e secretariada por Abdala Fraxe, na cadeira vaga pela renúncia de Augusto Ferraz

Nejmi Aziz, ex-primeira-dama do Amazonas, casada com o senador Omar Aziz, é deputada estadual. Ela tomou posse neste último dia do ano. Foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PRTB), e o corregedor da casa, Abdala Fraxe (Podemos). A cerimônia foi restrita, atendendo ao protocolo da pandemia. Apenas servidores da Aleam e os filhos da deputada assistiram, dos bastidores.

A deputada empossada chegou a ser presa, durante a Operação Maus Caminhos. Todo o processo, porém, foi anulado pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Três desembargadores federais consideraram que a competência para julgar – e até investigar – os crimes comprovados pela Polícia Federal, é da Justiça e Polícia Civil amazonenses. A operação voltou à estaca zero, desde a anulação, dia 4 de dezembro. A competência é da Justiça amazonense. E ninguém mais falou da operação.

A cerimônia de posse da deputada Nejmi durou 7 minutos. Nejmi leu o compromisso como deputada estadual e, em seguida, assinou o termo de posse. O termo será publicado ainda hoje (31/12), no Diário Oficial da Aleam.

Nejmi era a primeira suplente da Coligação “Amazonas com Segurança I”, dos partidos PSD, PRB e DEM. Ela não obteve votos para se eleger de primeira, numa surpresa da eleição de 2018, tornando suplente. Com a renúncia do deputado Augusto Ferraz (DEM-AM), ontem (30/12), para assumir amanhã 1º/01) como prefeito de Iranduba, ela chega ao parlamento.

 

Cinco mulheres

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto, curiosamente, é uma das defecções do partido de Omar Aziz, o PSD. Ele destacou um fato inédito na Aleam, com a posse da nova deputada. “Este mandato chega justamente com o Ano Novo e é a primeira vez que teremos cinco mulheres, como deputadas, na Casa. A Aleam atendeu ao interesse da população e dos poderes de dar mais voz e participação às mulheres na política. Estamos respondendo a este novo momento da política brasileira”, destacou.

Abdala Fraxe deu as boas-vindas à nova deputada em nome de todos os 23 deputados. Agora com Nejmi, eles seguirão para mais dois anos de mandato. Esta é a 19ª legislatura da Aleam. “Me coloco à disposição, de forma irmanada com os outros 23 deputados estaduais, para, junto da deputada Nejmi, desenvolvermos um trabalho em prol da população amazonense”, disse Abdala.

Empossada, Nejmi declarou que dará o seu melhor nos dois anos de mandato na Aleam, legislando para as famílias amazonenses. Ela agradeceu os mais de 19 mil votos. “A hora agora é de trabalho. Agradeço a todos e todas que depositaram sua confiança em mim. É uma responsabilidade que desejo corresponder à altura, com determinação e justiça social, neste momento difícil que atravessamos com a pandemia. Que possamos seguir com esperança. Aproveito a oportunidade para desejar que 2021 seja de saúde e prosperidade para nossa população”, disse Nejmi.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *