Autoridades lamentam morte do ‘arquiteto da Amazônia’, Severiano Porto; ele fez projeto do antigo Vivaldão

Autoridades lamentam morte do arquiteto da Amazônia, Severiano Porto; ele fez projeto do antigo Vivaldão

Autoridades lamentam morte do arquiteto da Amazônia, Severiano Porto; ele fez projeto do antigo Vivaldão. Fotos: Divulgação

O Governo do Estado do Amazonas manifesta profundo pesar pelo falecimento do arquiteto Severiano Mário Porto, aos 90 anos, nesta quinta-feira (10/12), em Niterói, no Rio de Janeiro.

Conhecido como arquiteto da Amazônia, Severiano Mário Porto fez parte da história do Amazonas, assinando importantes obras, como o antigo estádio Vivaldo Lima.

Autoridades

O arquiteto é responsável por obras icônicas como a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da agência da Caixa Econômica Federal na Rua José Clemente, no Centro, do Estádio Vivaldo Lima, do Fórum Henoch Reis, da Igreja de Cavaco, entre outras.

Diagnosticado com Covid-19, o arquiteto não resistiu às complicações da doença. O velório será reservado à família e o sepultamento acontecerá no Parque da Colina, em Niterói, no Rio de Janeiro.

O Governo do Amazonas reconhece a contribuição de Severiano Mário Porto para o Amazonas e presta suas condolências aos familiares e amigos.

Secretário de urbanismo

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentaram profundamente a morte do arquiteto, natural de Uberlândia (MG). Um dos principais nomes da arquitetura do país e morou em Manaus durante 36 anos, tendo exercido o cargo de secretário de urbanismo no primeiro mandato de Arthur Neto como prefeito de Manaus.

“Severiano Mário Porto é um patrimônio do Brasil, um dos melhores arquitetos que o país viu e tive a honra de tê-lo na minha equipe em meu primeiro mandato como prefeito. Minha esposa Elisabeth e eu deixamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com essa inestimável figura pública, que é mais uma vítima da Covid-19, essa terrível doença que tem levado tantas pessoas queridas”, lamentou o prefeito de Manaus.

Inspiração

A primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que é arquiteta e preside a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, destaca a importância de Severiano Mário Porto.

“Ele é uma grande inspiração para todos que amam a arquitetura, uma referência para quem estuda ou já é profissional da área. Neto e eu somos grandes admiradores do Severiano e deixamos nossos sentimentos a todos por essa enorme perda”, afirmou.

Severiano Mário Porto foi professor de arquitetura e urbanismo na Faculdade de Tecnologia da antiga Universidade do Amazonas (UA) por 26 anos e era conhecido como “arquiteto da floresta” ou “arquiteto da Amazônia”. Ele se mudou para o Rio de Janeiro há mais de 10 anos e será sepultado na cidade de Niterói.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *