03/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Projeto (IN)Cena realiza intervenções culturais gratuitas em bairros de Manaus

Publicado em 09 de dezembro, 2020

Projeto (IN)Cena realiza intervenções culturais gratuitas em bairros de Manaus

O projeto (IN)Cena – Circuito de Teatro para a Infância inicia nesta quarta-feira (9) uma maratona de apresentações gratuitas em seis regiões da cidade de Manaus. Foto: Reprodução

Com o objetivo de proporcionar às crianças da periferia de Manaus em situação de vulnerabilidade social o primeiro contato com as artes cênicas, o projeto (IN)Cena – Circuito de Teatro para a Infância inicia nesta quarta-feira (9) uma maratona de apresentações gratuitas em seis regiões da cidade de Manaus. O primeiro bairro a receber a intervenção cultural será a Redenção, na Zona Centro-Oeste da capital.

O Circuito de Teatro para a Infância acontecerá durante seis dias, sendo um dia em cada zona urbana da cidade de Manaus. Os locais escolhidos para realização do circuito contarão com fácil acesso e serão devidamente identificados no dia da intervenção. O público será orientado quanto ao uso de álcool em gel, máscaras e sobre as medidas necessárias de prevenção à Covid-19, regulamentadas pelos órgãos de saúde. Uma equipe específica dará esta orientação para os artistas e público em geral.

 

Confira o cronograma:

Quarta-feira (9 de dezembro), 18h

Rua Carpina, bairro Redenção –  Zona Centro-Oeste;

Quinta-feira (10 de dezembro), 18h

Rua Lourenço, bairro Vila da Prata – Zona Oeste;

Sexta-feira (11 de dezembro), 18h

Rua 10, Praça Tiradentes, bairro Adrianópolis – Zona Centro Sul;

Sábado (12 de dezembro), 18h 

Prosamim Cajual, bairro Santa Luzia – Zona Sul;

Domingo (13 de dezembro), 18h

Rua 04, bairro Alfredo Nascimento –  Zona Leste;

Segunda-feira (14 de dezembro), 18h

Travessa São Francisco Comunidade Riacho Doce I, bairro Cidade Nova I – Zona Norte.

Peças

Cada local receberá a apresentação de duas peças de teatro voltadas para o público infantil de até 12 anos.

“Acreditamos que o teatro para a infância é tão enriquecedor, e, muitas vezes, transformador. Porque, muitas vezes, a criança descobre no campo imaginário respostas para suas próprias perguntas, soluções para seus próprios medos, ganhando, assim, confiança para superar os obstáculos que venha a enfrentar”, disse Diego Lima, um dos responsáveis pela iniciativa.

(IN)Cena

O teatro auxilia a criança em vários aspectos, proporcionando crescimento pessoal e cultural. Explora a imaginação e faz com que elas aprendam a aceitar as diferenças e a desenvolver a autoconfiança, além de despertar o desejo pelo conhecimento e trazer entretenimento, informação e cultura de uma forma divertida e prazerosa.

É com essa visão que o projeto (IN)Cena – Circuito de Teatro para a Infância nasceu, buscando dar oportunidade e acesso a bens culturais, encurtando as distâncias que existem entre o público e o teatro, bem como estimular a formação dos futuros artistas ou consumidores de arte que poderão encontrar nesta arte uma ferramenta de inclusão sociocultural.

O Circuito de Teatro para a Infância é um dos beneficiados pela Lei Aldir Blanc, iniciativa da Prefeitura de Manaus para auxílio emergencial ao setor cultural em função da pandemia do Covid-19.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.