
Derrotados nas urnas vão para frente do TRE-AM questionar onde estão seus votos. Foto: TRE-AM
“Onde estão nossos votos?”. Essa foi uma das frases ditas por um candidato ao cargo de vereador nesta quinta-feira (19), em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), durante um protesto de concorrentes no pleito que alegam que “perderam votos durante a apuração”.
“Todo mundo revoltado e indignado. Não estamos reivindicando porque perdemos, mas onde estão nossos votos. Você que sabe que foi lesado nestas eleições, vamos criar um exército de eleitores. Eles estão perguntando onde estão os votos. Precisamos dar uma resposta”, disse o candidato. Segundo ele, na primeira parcial divulgada, conforme seus correligionários, estava com 1,6 mil votos, mas após o “apagão” que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve, quando a apuração ficou sem atualização por mais de 2 horas, ele voltou com apenas 400 votos.
Em nota oficial, o TRE-AM, disse que apesar das dificuldades enfrentadas para realizar a eleição em decorrência da pandemia do Covid-19, o pleito transcorreu normalmente. “A população amazonense pôde expressar sua livre vontade através do voto, na escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 61 municípios do interior do Estado. É uma vitória sem precedentes da Democracia frente às adversidades destes novos tempos”, disse o desembargador e presidente do órgão, Aristóteles Lima Thury.
Na nota, o presidente reafirma que “eventual insatisfação com os resultados das urnas deverá ser debatida exclusivamente através dos meios legais. As manifestações que tenham, por finalidade, questionar o resultado do pleito através da intimidação de autoridades, da ameaça à integridade física de servidores e da depredação do patrimônio público serão apuradas rigorosamente na forma da lei. Não se ganha uma eleição através da ameaça, da incitação à violência e da demonstração de força. Não manche a reputação de seu município”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na terça-feira (17), Nota Técnica a respeito da lentidão da totalização dos votos no primeiro turno das eleições, ocorrido no último domingo (15). O atraso de aproximadamente duas horas e trinta minutos na divulgação dos resultados das Eleições Municipais foi ocasionado por recurso de inteligência artificial existente em um otimizador do banco de dados Oracle, que garante a velocidade no processamento das informações.
Apesar disso, os cidadãos brasileiros tiveram acesso ao resultado das urnas em todo o país no mesmo dia da realização da votação, antes da meia-noite.
Veja mais notícias em Política