Curimatã tem produção recorde no AM com mais de 3t, diz IBGE

Curimatã tem produção recorde no AM com mais de 3t, diz IBGE

Curimatã tem produção recorde no AM com mais de 3t, diz IBGE. Fotos: Divulgação

A Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) destaca o resultado da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2019. Os dados apontam crescimento na produção de algumas espécies de peixes no Amazonas, com destaque para o curimatã, pirarucu e alevinos.

A produção de curimatã, no Amazonas, foi a maior do país com 32.150 quilos, o que corresponde a 60,9%. Já a produção de pirarucu foi de  168.400 quilos e a de alevinos correspondeu a 24.425 milheiros.

Curimatã

Outra notícia animadora para a produção pesqueira é que a matrinxã e o tambaqui obtiveram destaque no âmbito nacional, sendo que a primeira alcançou a maior marca do país com 1.764 toneladas e a de tambaqui chegou a sexta maior produção com quase seis mil toneladas.

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, destaca que os números positivos são reflexos dos investimentos do Governo do Estado e da Secretaria na piscicultura.

“Estes números comprovam o bom momento do setor primário no Amazonas, tivemos crescimento na produção animal com destaque para a piscicultura, fruto do plano Safra do Governo do Amazonas”, disse Petrucio.

Alevinos

Para a produtora de alevinos e membro da Associação Independente dos Aquicultores do Estado do Amazonas (AQUAM), Maria Auxiliadora Ferreira, programas como o “Peixe no Prato” e a entrega de alevinos são alternativas que ajudam na produção e comercialização, o que justifica os bons números divulgados pelo IBGE.

“Com as bênçãos de Deus e a ajuda da Sepror, conseguimos os alevinos vindos de Balbina. Quanto aos programas como o “Peixe no Prato”, acho excelente para os produtores, pois produzimos peixes desde 2008 e somente agora, durante os anos de 2019/2020, é que estamos recebendo o apoio para produzir”, afirmou Auxiliadora.

Valorizar a produção local é um dos desafios que a Sepror tem procurado superar, incentivando o público a consumir os produtos oriundos do estado, conforme diz o secretário da Sepror. “Temos que quebrar esse tabu de que aqui, no Amazonas, não tem cultura para produção. Com tecnologia, podemos conciliar a produção com sustentabilidade, temos tecnologia para isso, e estamos buscando mudar esse quadro”, finalizou Petrucio.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *