Ufam lança mais 5 editais para programas de mestrado e doutorado

Ufam lançou mais 5 editais para programas de mestrado e doutorado. Foto: Divulgação

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) divulgou, nesta quinta-feira (29/10), que lançou mais cinco editais para programas de mestrado e doutorado. Desta vez, os programas de pós-graduação (PPGs) são em Matemática, Letras, Direito e Imunologia Básica e Aplicada.

O ingresso nos cursos está previsto para o primeiro semestre letivo de 2021. Segundo a Ufam, embora todos os editais de pós-graduação estejam disponíveis no site da Propesp, os candidatos devem estar atentos às informações divulgadas nos sites dos programas pelos quais têm interesse, pois cada programa de pós-graduação estabelece seus próprios prazos e critérios de seleção.

Confira os editais lançados:

PPGM  

Do dia 23 de novembro ao dia 31 de dezembro de 2020, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para ingresso no curso de mestrado em Matemática do Programa de pós-graduação em Matemática (PPGM/Ufam).

O PPGM dispõe das áreas de concentração Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Podem se candidatar portadores de diploma ou finalistas de curso superior reconhecido pelo MEC em Matemática ou em áreas afins.

Por meio do edital 30/2020, o processo seletivo oferece 30 vagas distribuídas da seguinte forma: 18 vagas regulares, para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e quatro para a área de Estatística; 6 vagas suplementares para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e duas vagas suplementares para a área de Estatística.

As vagas suplementares visam atender a política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

PPGL

Com um exame de seleção que compreenderá três etapas, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) oferece, pelo edital 31/2020, 36 vagas, sendo 29 para ampla concorrência e sete, suplementares.

Para a área de concentração Teoria e Análise Linguística, serão destinadas 19 vagas regulares e cinco suplementares e para a área de Estudos Literários, serão destinadas dez vagas regulares e duas suplementares.

O período de inscrição vai do dia 30 de novembro ao dia 11 de dezembro de 2020. As inscrições serão efetuadas por meio do formulário de inscrição disponibilizado na página eletrônica http://www.ppgl.ufam.edu.br.

PPGDIR

Com exame de seleção a ser realizado em três etapas, o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGDIR) oferece, por meio do edital 32/2020, 20 vagas regulares e quatro suplementares para o curso de mestrado que tem como área de concentração Constitucionalismo e Direitos na Amazônia. O período de inscrição vai de 1º a 31 de dezembro de 2020.

PPGI

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) oferece, pelo edital 33/2020, 33 vagas regulares e 7 suplementares para mestrado e 20 vagas regulares e 4 suplementares para doutorado a candidatos das áreas de Computação, Matemática, Estatística, Física, Engenharia e afins.

O período de inscrição vai de 4 a 18 de janeiro de 2021. As inscrições serão efetuadas exclusivamente de forma on-line, por meio do Requerimento de Inscrição preenchido no endereço eletrônico www.ppgi.ufam.edu.br.

PPGIBA

Voltado a candidatos que até a data da matrícula tenham completado o curso de duração plena e devidamente reconhecido nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Microbiologia, Odontologia, Biotecnologia, Biomedicina, Fisioterapia e demais cursos afins, o Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) oferece, por meio do edital 34/2020, 13 vagas regulares e três suplementares para  curso de mestrado.

O período de inscrições vai de 4 a 21 de janeiro de 2021. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico do PPGIBA: [email protected].

 Seleções em tempos de pandemia

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, em exercício, professora Adriana Malheiro, foram lançados cerca de 20 editais de Pós-graduação em 2020. “Mesmo neste cenário adverso de pandemia de Covid-19, marcado pela paralisação das atividades presenciais em nossa universidade, a pós-graduação da Ufam não parou. Com esforço contínuo conseguimos lançar 16 seleções de mestrado e 6 de doutorado”, declarou a gestora.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *