Aumento de casos de covid-19 no interior ainda não compromete atendimento, afirma secretário

O secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior, Cássio Espírito Santo, disse que ainda há equilíbrio entre demanda de pacientes e oferta de leitos no interior. Foto: Rodrigo Santos/Secom

O número de casos de covid-19 tem aumentado no interior do Amazonas, mas até o momento há um equilíbrio entre demanda de pacientes e oferta de leitos. A afirmação foi feita pelo secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior, Cássio Espírito Santo, durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (27/10), na sede do Governo, sobre a situação de covid-19 no estado.

Segundo ele, o Amazonas e o único estado da federação que tem pelos menos um hospital em cada município. “É o único estado que tem 100% dos municípios com leitos de UCIs. Dos 4 mil leitos clínicos, em média, 3.400 estão livres para atender pacientes covid. Dos leitos UCIs, 95% estão vazios. Temos equilíbrio na assistência do interior para atender pacientes”, afirmou.

Ele também destacou que há um contrato de UTI aérea exclusivo para o transporte de pacientes covid dos municípios do interior para a capital.

“Na semana passada, houve um aumento pontual em Parintins. Esta semana reduziu para 30 %. No (hospital) Jofre Cohen há disponíveis 70 leitos clínicos. Temos equilíbrio entre demanda de pacientes e oferta de leitos para atender todo o interior”, garantiu.

Campanha política

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, disse que  observou aumento de casos no interior, inclusive com remoções para Manaus – alguns deles evoluindo com gravidade e indo a óbito -, principalmente de pessoas que se expuseram ao contágio em comícios, passeatas e outras atividades eleitorais ou que tiveram contato com quem esteve nesses locais.

Ela informou que fez uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) no dia 2 de setembro e depois fez uma recomendação formal no sentido de recomendar que essas aglomerações sejam feitas adotando todos os protocolos de segurança, como uso de máscaras e álcool em gel.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *