
Parte dos novos notários, em evento de posse. Foto: Divulgação/Anoreg-AM
Estudo inédito realizado pela Associação do Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM) aponta que o recente concurso público para a atividade extrajudicial no Amazonas marcou uma mudança de perfil dos titulares dos Cartórios de Notas e de Registros do Estado. Conforme o levantamento, mais de 50% dos novos titulares de cartórios do Amazonas são jovens.
De acordo a Anoreg-AM, 45% dos novos delegatários estão recebendo sua primeira titularidade e a grande maioria, 53%, possui idade entre 25 e 35 anos; 33% deles têm idades entre 35 e 45 anos e 14%, têm entre 45 e 60 anos.
O estudo desenvolvido pela entidade tem como objetivo levantar informações detalhadas sobre o perfil dos novos delegatários para planejamento e ações estratégicas, que auxiliarão os profissionais no desempenho das atividades nas unidades escolhidas. “Enquanto algumas ações de auxpílio e qualificações já foram executadas durante todo o mês de setembro, como cursos e capacitações online, outras ainda serão disponibilizadas de acordo com o levantamento realizado”, destacou a associação.
Para o presidente da Anoreg e Sinoreg-AM, Marcelo Lima Filho, o resultado da pesquisa traz duas informações importantes. “Indica a predominância de profissionais jovens, com menor experiência, mas com muita disposição para lidar com os desafios da atividade, sobretudo, no interior do Amazonas, com peculiaridades logísticas e operacionais próprias da região. Em segundo lugar, fica clara a necessidade de intensificarmos, por intermédio da nossa Escola de Notários e Registradores, ações de capacitação, voltadas a titulares e prepostos, para que eles tenham mais segurança na prática das rotinas do cartório”, avaliou.
O levantamento também aponta que 27 dos novos notários são homens e 24 são mulheres. Além disso, 45% são da região Norte do País, 26% da região Sudeste, 7% do Centro-Oeste e Sul do país e 17% dos novos notários e registradores, estão vindo do Nordeste do Brasil. A pesquisa revela, ainda, que 45% dos aprovados no concurso optaram por unidades com atribuição notarial, seguido por 25% que escolheram unidades da especialidade de Registro Civil e 4% de Protesto.
De acordo com a gerente executiva da Anoreg/AM, Silvya Neves, o intuito do levantamento de perfis é adequar e melhorar as ações destinadas aos novos delegatários. “Neste primeiro momento, precisamos conhecer um pouco mais cada um deles, saber suas preferências, de onde estão vindo e para onde realmente vão. Em seguida, vamos trabalhar para alcançar adequadamente cada um dos perfis apresentados através das respostas”, disse.
Veja mais notícias em Geral