Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz

Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz

Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz. Foto: Divulgação

O Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) conquistou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (9) por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições para a paz em áreas atingidas por conflitos.

A entidade, sediada em Roma, afirma que ajuda 97 milhões de pessoas em cerca de 88 países todos os anos, e que uma em cada nove pessoas no mundo ainda não tem o suficiente para comer.

Programa Mundial

“A necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais notável do que nunca”, disse a presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, em entrevista coletiva.

O reconhecimento ao programa destaca seu trabalho “para impedir o uso da fome como arma de guerras e conflitos”. O júri salientou que a erradicação da fome é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2019, havia 135 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar aguda, “o número mais alto em muitos anos”.

A pandemia da covid-19 contribuiu para o “drástico recrudescimento” no número de vítimas da fome, segundo o Comitê, que reconhece a “impressionante capacidade” do programa em manter sua atividade também durante a emergência sanitária. “O mundo corre o risco de sofrer uma crise de fome de proporções inconcebíveis se o Programa Mundial de Alimentos e outras organizações de assistência alimentar não receberem o apoio econômico do qual necessitam”, afirmou o comitê.

Inventor

O prestigioso prêmio da Paz, como os demais Prêmios Nobel, é entregue anualmente em 10 de dezembro, aniversário da morte do criador dessas honrarias, o inventor Alfred Nobel. O formato será diferente do de outros anos, por razões sanitárias.

Os organizadores decidiram transferir a cerimônia de entrega da Prefeitura de Oslo, que a acolhe desde 1990, para o salão nobre da Universidade, um recinto menor, mas que já foi cenário desse ato entre 1947 e 1989. O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,1 milhão.

Da Redação

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *