21/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura conclui investigação de mortes por SRAG e reclassifica 345 óbitos para Covid-19

Publicado em 01 de outubro, 2020

Foto: Marcio James/Semcom

A Prefeitura de Manaus informou, nesta quinta-feira (1/10), que concluiu a última etapa do trabalho de investigação de 654 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Não Especificada. Do total de casos, 345 óbitos foram reclassificados para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Essas mortes ocorreram na capital nos meses de abril e maio, período da pandemia em que a cidade registrou pico de casos e de óbitos.

“Manaus tem se destacado, nacionalmente, pela transparência nas ações relacionadas à pandemia. Essa é uma orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto e não seria diferente nesse trabalho de investigação, que fizemos ao longo de mais de dois meses”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

Investigação

Iniciado em 19 de julho, o trabalho teve seu resultado divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na quarta-feira (30/9).

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, a investigação foi realizada com o objetivo de identificar óbitos que teriam ocorrido pela infecção por Covid-19.

“Nos meses de abril e maio, houve o pico da pandemia em Manaus e em alguns casos não foi possível confirmar ou descartar a Covid-19 como causa do óbito. Mas, no mês de julho, o Ministério da Saúde estabeleceu novos critérios para definição de óbito pela doença, por isso foi possível realizar a reclassificação dos casos de SRAG Não Especificada”, explicou Marinélia Ferreira.

Do total de 345 casos de óbitos reclassificados para Covid-19, 18 foram reclassificados por critério laboratorial, 156 por critério clínico imagem (tomografia) e 171 por critério clínico epidemiológico. “É importante lembrar que esses casos são de abril e maio, mas estavam sendo inseridos no sistema oficial de notificação desde julho, não representando o atual cenário epidemiológico da pandemia em Manaus”, esclareceu Marinélia.

Critérios de investigação

A gerente do Cievs/Manaus, enfermeira Eliane Campos, explicou que a investigação dos óbitos foi feita a partir da análise da história clínica dos casos para obtenção de informações sobre os sintomas apresentados, a data de início dos sintomas, medicações utilizadas, exames realizados e a procura aos serviços de saúde, incluindo o resultado do exame de tomografia, caso tenha sido feito e que, pelos novos critérios do Ministério da Saúde, pode ser utilizado para indicar a infecção por Covid-19.

“As equipes de investigação realizaram visitas domiciliares, identificando contatos próximos da pessoa que morreu e que apresentaram sintomas de Covid-19, com confirmação por exames laboratoriais. Com essas informações, foi possível identificar um vínculo epidemiológico pela doença”, informou Eliane Campos.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.