03/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Arthur inaugura Centro de Cooperação da Cidade: ‘Fábrica de soluções’

Publicado em 20 de agosto, 2020

Prefeito inaugurou o centro nesta quinta-feira. Foto: Rômulo Araújo/Semcom

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) José Pereira Filho, nesta quinta-feira (20/8). “Isso aqui é uma fábrica de soluções”, definiu Arthur. A entrega completa do centro está prevista para outubro.

O local funcionará como uma grande sala de monitoramento e gerenciamento de crise e, com a obra física concluída, começará a receber os modernos sistemas e equipamentos tecnológicos para entrar em operação em outubro deste ano. “Estamos no caminho de transformar Manaus numa cidade inteligente. Para quem não acreditava, está aqui o marco do programa”, afirmou o prefeito.

Localizado no cruzamento das avenidas Efigênio Sales e Umberto Calderaro Filho, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, o CCC irá integrar o trabalho de diversas secretarias municipais, dando maior celeridade às demandas da capital. O projeto de construção do centro foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e o planejamento tecnológico é coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

A primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro participou do evento de inauguração. Foto: Rômulo Araújo/Semcom

“O CCC vai ajudar no transporte, saúde e segurança pública. Aqui o futuro prefeito, muito mais do que eu, que encerro meu segundo mandato, terá uma sala de situação, para que administre as crises da cidade, para saber o que faz, antecipar soluções, saídas, decisões. A população sentirá a importância dessa obra ao longo dos tempos. É uma obra revolucionária”, destacou Arthur.

De acordo com a secretária da Semef, Marisa Gentil, o CCC José Pereira Filho já chamou a atenção de outras capitais do Brasil e do governo federal. “Temos todos os requisitos para sermos uma cidade inteligente. João Pessoa (PB) está pedindo o nosso projeto para analisar. O Ministério de Desenvolvimento Regional quer fazer um convênio de cooperação, para divulgar o projeto entre as cidades do Brasil todo. Estamos em um momento histórico”, comemorou.

O projeto de construção do centro foi desenvolvido pelo Implurb e o planejamento tecnológico é coordenado pela Semef. Foto: Rômulo Araújo/Semcom

Para o diretor-presidente do Implurb, Cláudio Guenka, a obra é inovadora e vai ser bastante útil para a população de Manaus. “Esse momento é histórico. O CCC é muito representativo, no sentido de cooperação entre as secretarias municipais, que envolvem toda a parte de segurança, seja ela no trânsito, no Samu, Defesa Civil, seja na questão de abastecimento de água e iluminação pública da cidade e também toda a tecnologia da cidade. É uma integração funcional que o prefeito Arthur Virgílio Neto sempre prezou e é com satisfação que finalizamos a obra física, faltando agora a parte de sistemas, para que seja entregue à população”, ressaltou.

O Centro de Cooperação da Cidade será vinculado à Casa Civil e atuará na ocorrência de crises de urgência e emergência, mobilizando equipes e recursos necessários, divulgando, inclusive, informações aos veículos de comunicação. Além disso, reuniões estratégicas também serão feitas para proposição de planos de gestão e operação, geração de dados, além de gerenciamento de riscos e mudanças de planejamento.

O projeto de construção do centro foi desenvolvido pelo Implurb e o planejamento tecnológico é coordenado pela Semef. Foto: Rômulo Araújo/Semcom

Inteligência

O sistema que integrará as informações do poder público municipal é chamado de software de inteligência e vai unir dados de secretarias, partindo do conceito de atendimento que, hoje, elas já fazem, porém de forma separada. O monitoramento da cidade vai ser feito por meio de câmeras espalhadas em todas as zonas.

A entrega completa do Centro de Cooperação da Cidade está prevista para outubro, já com todos os sistemas em operação.

O CCC foi batizado de José Pereira Filho, uma homenagem ao avô da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. Foto: Rômulo Araújo/Semcom

Homenagem

O Centro de Cooperação da Cidade foi batizado de José Pereira Filho, uma homenagem ao avô da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. “Estamos homenageando um homem apaixonado pelo Amazonas e que morreu de diabetes. Era um estudioso da nossa região, construía mundos e faço aqui uma justa homenagem”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O projeto de construção do centro foi desenvolvido pelo Implurb e o planejamento tecnológico é coordenado pela Semef. Foto: Rômulo Araújo/Semcom

Presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo da Prefeitura de Manaus, a primeira-dama ressaltou a acessibilidade do prédio que abriga o CCC. “Em todas as obras do município existe a preocupação com o paisagismo e acessibilidade. Aqui não foi diferente e tivemos um trabalho muito grande de planejamento nesse local. Esse espaço será muito útil para a cidade’, finalizou Elisabeth Valeiko.

O local funcionará como uma grande sala de monitoramento e gerenciamento de crise. Foto: Márcio James/Semcom

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.