11/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Virgílio critica política ambiental do Brasil: ”Desmatamentos e queimadas virarão questão internacional’

Publicado em 17 de agosto, 2020

A versão on-line do jornal inglês Financial Times cita o prefeito de Manaus como grande opositor ao governo federal no tema. Foto: Alex Pazuello/Semcom

A versão on-line do jornal inglês Financial Times desta segunda-feira (17/8) traz um artigo do jornalista Andres Schipani, intitulado ‘Os indígenas amazônicos enfrentam a devastação do vírus ‘invasor”. O texto cita o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, como grande opositor e crítico ao governo federal no tema. Nesta segunda, o prefeito também escreveu sobre a região, em suas redes sociais: “desmatamentos e queimadas virarão questão internacional”.

O jornalista Andres Schipani ressalta o quanto a pandemia do novo coronavírus vem sendo arrasadora na região, sobretudo aos povos tradicionais da Amazônia. O artigo da Financial Times também enfatiza as palavras de Arthur sobre a situação vivida na região. O prefeito de Manaus qualifica Jair Bolsonaro como um “presidente que, simplesmente, não se importa”.

O texto destaca, ainda, a preocupação mundial com a região. Na avaliação de Virgílio, o Brasil insiste em não enxergar essa situação, ignorando a importância da Amazônia para o planeta.

“Esse descaso vergonhoso que Bolsonaro está tendo com a região amazônica, seja na falta de assistência em saúde ou na questão ambiental, já virou uma pauta mundial. As grandes potências irão boicotar nossos produtos ‘made in Brazil’ e isso vai afetar mais ainda a nossa combalida economia. Se o presidente acha que eu estou sozinho na defesa da região, está equivocado. O mundo já mostra a preocupação com essa falta de políticas sérias para com a Amazônia”, disse o prefeito de Manaus.

Pauta de campanha

Nesta segunda-feira, Arthur Virgílio também usou suas redes sociais para lembrar que o tema Amazônia faz parte até da campanha presidencial nos Estados Unidos. O assunto foi abordado pelo principal opositor de Donald Trump, o democrata Joe Biden.

Em entrevista, Biden afirmou, que caso seja eleito e o Brasil não for capaz de proteger a floresta amazônica, ele irá buscar apoio na comunidade internacional para defender a região.

“Quem avisa, sensato é. O candidato democrata nos EUA, Joe Biden, e a vice Kamala Harris advertiram Bolsonaro de que não hesitarão ‘em congregar o mundo na defesa do meio ambiente’. Desrespeito aos índios, desmatamentos e queimadas virarão questão internacional seriíssima para o Brasil”, publicou o prefeito de Manaus.

Arthur Virgílio Neto, que se coloca como um dos maiores defensores da região amazônica, incentivou a criação da campanha ‘SOS Amazônia’, durante o período mais crítico da pandemia em Manaus. Além de mobilizar líderes mundiais, o prefeito contou com o apoio da ambientalista sueca Greta Thunberg e de outros jovens ativistas do movimento ‘Fridays for Future’.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.