Dieta amazônica é tema de live com o médico Euler Ribeiro neste sábado

O médico Euler Ribeiro é referência assuntos relacionados à longevidade. Foto: Divulgação

O médico Euler Ribeiro vai abordar o tema ‘Dieta Amazônica’, durante a live ‘Médicos de Maués Conectados’, neste sábado (15/8). A transmissão será a partir das 14h. A cidade de Maués (a 259 km de Manaus, em linha reta) já virou destaque pela longevidade de seus habitantes.

Conforme Euler Ribeiro, estudando populações longevas no país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, em 2007, que um grupo populacional no Amazonas tinha envelhecimento privilegiado, por ter 1 pessoa na faixa etária de 80 anos, a cada 100 habitantes. Esta população ribeirinha era do município de Maués.

“O que chamava atenção é que nos países cuja expectativa de vida é maior do que no Brasil, como as populações mediterrâneas e asiáticas, somente meio por cento está nessa faixa etária. Então, o nosso grupo de pesquisa se deslocou para Maués e, há dez anos, está pesquisando todos os vieses favoráveis ao envelhecimento de qualidade que são: genética, sono, fuga do estresse , exercício e dieta, chegando à conclusão que esta última é uma das corresponsáveis pelo aumento fora do comum da longevidade daquela população”, explicou o médico.

A pesquisa já rendeu publicações com destaque fora do país. “Fizemos um livro ‘Dieta Amazônica’, que ganhou fama internacional, levando-nos a ser convidados para palestrar na Sorbonne, em Paris, Universidade de Helsink Finlândia, Universidade Metropolitana de Tokio, Universidade de Nova York, universidades de Madri, Lisboa , Barcelona, O Porto e tantas outras espanholas e portuguesas”, destacou Euler Ribeiro.

Euler Ribeiro

Euler Ribeiro é médico há mais de 50 anos. É PhD em Geriatria e Gerontologia, além de outras especialidades na medicina (anestesista, pneumologista, cardiologista). É também reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade do Amazonas (FUnATI/AM), membro da Academia Brasileira de Letras do Amazonas e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, professor e conferencista internacional.

Ao longo da sua trajetória, tem publicado livros e artigos científicos voltados para o envelhecimento humano saudável.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *