O zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), ou Zoo de Manaus, vai ter entrada franca no dia 15 de agosto. A novidade foi anunciada nas redes sociais. O zoo funcionará das 9h às 17h. O ingresso custa, nos dias normais, R$ 15. Estudantes e residentes no Amazonas pagam meia-entrada, R$ 7,50.
Mais de 200 animais da fauna amazônica estão abrigados no Zoo, que fica situado no bairro São Jorge, na Zona Oeste de Manaus. O zoológico reúne exemplares da onça pintada, arara azul, gavião real, macaco prego e pantera negra, entre outros.
Criado e administrado pelo Exército Brasileiro, o CIGS abriu às portas ao público em 1967. Em 2014, ficou entre os 25 melhores zoológicos e aquários da América do Sul, ganhando o prêmio Travelers’ ChoiceTM Zoológicos e Aquários, do TripAdvisor®, o maior site de viagens do mundo. O zoológico do CIGS ficou em 10º no Brasil e 14º, na América do Sul.
O zoo tem o Aquário Amazônico, onde as espécies de peixes estão divididas em quatro categorias: ornamentais, de produção, bagres e exóticos. O tambaqui, pirarucu e matrinxã, que fazem parte da gastronomia regional, estão entre os peixes de produção. Na família dos bagres estão o bodó, pirarara e cuiú-cuiú. Entre os ornamentais, os Borboletas, Acarás Bandeiras e Acarás Discos. Nos exóticos, as Arraias se destacam.
Leia também:
Zoológico do CIGS abriga mais de 200 animais da fauna amazônica
Bernardo Ramos, a rua que guarda os mais vivos traços da Manaus do passado
Lagoa, fervedouro, cachoeira e igarapé em um só local, em Figueiredo
Isso e verdade