Lagoa, fervedouro, cachoeira e igarapé em um só local, em Figueiredo

Lagoa Azul do Maranhão, em Figueiredo

Após chuva, a Lagoa Azul do Maranhão apresenta tom mais esverdeado. Fotos: Marcos Santos

Águas em tons azulados, esverdeados, avermelhados. Essa variedade de cores pode ser encontrada em um só lugar: a Lagoa Azul do Maranhão, no Município de Presidente Figueiredo, a 106 quilômetros de Manaus. O local oferece bem mais do que a lagoa para visitar: tem fervedouro, cachoeira e igarapé.

A Lagoa Azul do Maranhão fica no KM-6 do ramal da comunidade Boa Esperança, localizado no KM-120 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). São seis quilômetros em ramal de terra (se prepare que há trechos esburacado). Aqui vale um alerta: há dois balneários chamados Lagoa Azul em Figueiredo, ambos na mesma comunidade. A Lagoa Azul do Maranhão fica no KM-6 do ramal principal, à esquerda. Já a Lagoa Azul Park fica mais distante (veja aqui como chegar), à direita.

Da estrada você já vê a placa indicando o acesso ao balneário. A primeira parada é na Lagoa Azul, uma represa feita para aproveitar o solo rico em calcário. “Tem propriedades medicinais. É bom pra pele. É esfoliante”, diz Francisco Maranhão, que mora há 28 anos no local e há 16 administra o balneário.

A argila e o calcário presentes no solo são os responsáveis pelo tom azulado da água, explica Maranhão.

O balneário tem uma infraestrutura básica, com poucas mesas e banheiro. Em junho, o restaurante estava fechado por conta da pandemia, mas deve reabrir até o fim de julho. Os pratos mais procurados são o tambaqui assado e a galinha caipira.

 

Veja vídeo da Lagoa Azul do Maranhão:

Fervedouro

Outro atrativo do lugar, pertinho da lagoa, é o fervedouro, um poço de água transparente cercado pela mata e o som dos passarinhos. É a presença do Aquífero das Guianas, um dos maiores mananciais de água pura do mundo, que aflorou precisamente naquele local.

No fundo do lago, a potente nascente “ferve” quando se faz barulho. O fenômeno é curioso e atrai muitos visitantes. O próprio proprietário parece hesitar entre Lagoa Azul do Maranhão e Fervedouro do Maranhão.

A pressão no fervedouro, exercida pela água, facilita a flutuação e dependendo da luz solar e da posição do observador, as águas ganham um tom azul intenso.

Como os fervedouros são fenômenos naturais muito sensíveis é permitido o mergulho de apenas uma pessoa por vez, recomendação que nem sempre é respeitada pelos frequentadores.

Lagoa Azul do Maranhão, em Figueiredo

A lagoa fica com um tom mais azulado quando não chove.

Fervedouro, na Lagoa Azul do Maranhão

O fervedouro do Maranhão, nascente de águas transparentes que ganham tom azulado.

 

Veja vídeo do Fervedouro do Maranhão:

 

Trilha, igarapé e cachoeira

Mas as aventuras pelo reduto do “Seo” Maranhão não terminam aí. O local ainda abriga um igarapé e uma cachoeira. Para chegar neles é preciso fazer uma curta caminhada, para os padrões do anfitrião – quase 1 hora de trilha, ufa! Talvez seja mais rápido quando o trecho está seco, mas o ritmo é mais lento se for preciso desviar da lama, após um dia de chuva. É para quem está disposto a caminhar. Prepare-se que o trekking é pesado.

Até o igarapé, de águas avermelhadas e geladinhas, são cerca de 20 minutos. A paradinha aqui para um mergulho vale muito a pena. Aproveite para explorar os tons da água, dependendo da sombra das árvores e da intensidade do sol.

Depois, é encarar mais 30 minutos de trilha, no meio da mata, até a cachoeira do Maranhão. Para quem está acostumado com as belas cachoeiras de Figueiredo, essa não chega a impressionar. É uma pequena queda d’água que escorre por entre pedras, com pouco espaço para banho. De qualquer forma, o cenário é paradisíaco e proporciona um momento de relaxamento e contato com a natureza.

A cachoeira e a beleza do seu entorno.

As águas avermelhadas do igarapé.

Lagoa azul do Maranhão

O proprietário Francisco Maranhão, que administra o balneário há 16 anos.

O belo contraste da água e do verde da mata.

 

Veja vídeo da cachoeira do Maranhão:

Serviço:

Lagoa Azul do Maranhão

Abre todos os dias, de 8h às 18h

Ingresso: R$ 10 por pessoa

Permite camping (R$ 25 por pessoa)

É permitido a entrada de animais, mas não na lagoa e fervedouro.

É obrigatório o uso de máscara, sendo permitida a retirada somente na hora do banho.

Informações: 98417-7975

Instagram: @lagoaazuldomaranhao

 

Leia também:

Lagoa Azul, fenômeno natural de Figueiredo, ganha estrutura e atrai visitantes. Veja vídeo

Cachoeira de Iracema, um cenário paradisíaco em Presidente Figueiredo.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *