26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Susam amplia em 75% o número de leitos de unidade semi-intensiva no Icam

Publicado em 11 de agosto, 2020

ICAM amplia número de leitos

Com o investimento, o total de leitos do ICAM subiu de quatro para sete. Foto: Rodrigo Santos/Susam.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) ampliou em 75% o número de leitos da Unidade Semi-Intensiva no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Com o investimento, o total de leitos subiu de quatro para sete. Equipados com suporte avançado de vida, os novos leitos irão atender bebês com doenças crônicas.

A inauguração dos leitos ocorreu nesta terça-feira (11/08). O objetivo, conforme o secretário executivo de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital) da Susam, Thales Schincariol, é aumentar o número de leitos de retaguarda para as maternidades.

“A inauguração dessa Semi-Intensiva que vai nos ajudar a desafogar das maternidades aqueles pacientes recém nascidos crônicos que já saíram da idade de estar na maternidade, que eles possam ser acolhidos aqui, tratados e preparados para retornar ao seu ao seu domicílio junto aos seus familiares”, disse o secretário.

Na ala foram instalados respiradores, bombas de infusão, monitores multiparamétricos e todo o equipamento necessário para o suporte avançado de vida.

 

Força-tarefa

De acordo com a diretora do Icam, Ana Cristina Oliveira, o papel da equipe na semi-intensiva é receber, tratar e possibilitar a desospitalização de pacientes crônicos, sobretudo as crianças com neuropatia.

“Só esse ano nós já conseguimos mandar três para casa. Então assim, é uma força tarefa tanto da Secretaria do Estado junto com a equipe do Icam, os médicos, os enfermeiros, fonoaudiólogos o psicólogo, fisioterapeuta que é fundamental, então toda a equipe vem trabalhando pra poder dar o melhor pra essas crianças”, ressaltou a diretora sobre o trabalho da equipe.

A unidade também está em processo para a ampliação da oferta de leitos infanto-juvenis. Ao todo outros cinco leitos de enfermaria serão criados para atender adolescentes com idade entre 8 e 16 anos e 11 meses, completando 10 leitos na unidade com esse perfil de atendimento.

 

Desospitalização

Nesta terça, mais uma criança que estava internada na ala Semi-Intensiva recebeu alta médica para continuar o acompanhamento médico em casa, com o auxílio da equipe multiprofissional do Programa Melhor em Casa.

O pequeno Daniel Viana, de apenas 1 e 8 meses deixou pela primeira vez o hospital ao lado da mãe, Ângela Viana. “A gente vai vencer cada batalha que vier. Então assim, só gratidão a Deus por tudo que a gente passou, por toda a luta, por tudo mesmo. Eu tenho que agradecer a Deus e a equipe do Icam também que são maravilhosos, uma segunda família pro meu filho”, finalizou ela emocionada.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.