‘Dia difícil para nós’, diz presidente do Twitter após ataque

'Dia difícil para nós', diz presidente do Twitter após ataque

‘Dia difícil para nós’, diz presidente do Twitter após ataque. Foto: Divulgação

Um dia após o ataque coordenado que obteve acesso a ferramentas administrativas e sistemas internos da rede social Twitter, o diretor executivo (CEO, na sigla em inglês) da empresa, Jack Dorsey, se manifestou.

“Um dia difícil para nós do Twitter. É terrível o que aconteceu”, publicou ele na rede social, ao informar ainda que o caso estava em investigação e que compartilhará qualquer informação que venha a surgir sobre o assunto. 

“Dia difícil”

Segundo relatório inicial divulgado pelo próprio Twitter, o ataque se aproveitou de uma falha de segurança que permitiu o controle administrativo de todas as contas da rede social.

Os alvos, no entanto, foram perfis com milhões de seguidores, como o rapper Kanye West, o ex-presidente norte-americano Barack Obama, o fundador da Microsoft e bilionário filantropo Bill Gates e o dono da Tesla e da SpaceX, Elon Musk.

Em uma ação emergencial inédita, todos os perfis comprometidos foram suspensos e tiveram o acesso bloqueado por algumas horas.

As postagens foram apagadas, mas mesmo assim, o conteúdo enganoso chegou a ser visualizado por dezenas de milhões de pessoas.

Doações em bitcoins

Todos os perfis afetados postaram mensagens semelhantes. Os tuítes solicitavam doações em bitcoins – a criptomoeda virtual mais conhecida – que seriam devolvidas em valores multiplicados.

Algumas mensagens, como a do ex-presidente Barack Obama, citavam fundos de apoio ao combate à covid-19 como origem da iniciativa. Perfis corporativos, como o da gigante do mercado de transportes por aplicativo, Uber, e da fabricante de celulares e computadores Apple também foram afetados.

Investigações

De acordo com o site Blockchain, que mantém o histórico de todas as transações realizadas em bitcoins, mais de 380 pessoas fizeram transferências para a carteira citada nas mensagens enganosas. O valor levantado pelo golpe passou dos US$ 120 mil dólares, pouco mais de 12,8 bitcoins.

O Twitter informou hoje (16) que investigações ainda estão em andamento para compreender a extensão da falha e os mecanismos que foram usados para executar o golpe.

Ações do Twitter

As ações do Twitter chegaram a recuar mais de 4% nesta quinta-feira. Por volta de 12h30, as ações da rede social recuperavam a queda e exibiam recuo de cerca de 1%, enquanto o índice norte-americano S&P 500, que tem os papéis em sua composição, caía 0,5%.

Agência Brasil

Tags: hackers, twitter
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *